Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sábado, 3 de janeiro de 2015

Projeto Fulô da Terra transforma jeans em artesanato em Riacho das Almas


O grupo Fulô da Terra, formado atualmente por 30 famílias, transforma resíduos de jeans em artesanato em Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco. O grupo de artesãos aproveita o material que é descartado nas fábricas de confecção em colares, diademas, agendas, bonecas e peças de roupa. Idealizado há 12 anos pela artesã Adjane Souza, o projeto só foi colocado em prática oito meses atrás com apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Trabalhando em conjunto para estimular o projeto, o IPA capacita novos artesãos das áreas rurais enquanto o Sebrae é responsável por expor as peças produzidas em feiras de artesanato em todo o Brasil. Apesar disso, o Fulô da Terra ainda não possui sede fixa e os artesãos trabalham de forma improvisada nas suas próprias casas. 

Para além da valorização cultural e da geração de renda, o projeto ainda aposta na sustentabilidade. Os municípios de Toritama, Santa Cruz, Caruaru, além de Riacho das Almas, produzem juntos cerca de 80 mil toneladas de resíduos de jeans todos os dias. O Fulô da Terra consegue reaproveitar em torno de 6 mil toneladas por mês e o objetivo é aumentar a produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário