Oscar Capistrano será o novo diretor do Hospital Regional do Agreste
Já é dada como certa a noticia de que o cirurgião Oscar Capistrano dos Santos, ex-secretário de saúde de Caruaru na gestão de Tony Gel, será o novo diretor do Hospital Regional do Agreste – HRA. A indicação foi de Tony Gel ( que além do nome de Capistrano, indicou também, o nome de uma médica) em atendimento ao governador Paulo Câmara que teria solicitado, ao deputado, um nome experiente para gerir a unidade.
O Hospital Regional do Agreste é voltado para o atendimento de emergência, sendo referência em trauma (traumato-ortopedia, cirurgia geral e buco-maxilo-facial) de alta complexidade. A unidade atende à população da macrorregião Caruaru, que abrange 87 municípios das microrregiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.
Somente na emergência, a unidade recebe cerca de duas mil pessoas, além de realizar 2,7 mil atendimentos em seu ambulatório, que oferece consultas em especialidades como oncologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e oftalmologia. Em novembro de 2011, o HRA duplicou sua emergência, dobrando a quantidade de leitos, e ganhou um novo setor administrativo. Já em julho de 2012, foram entregues as novas instalações do bloco cirúrgico, leitos de UTI, sala de recuperação pós-anestésica e o Núcleo de Reabilitação Física, além de equipamentos de última geração.
A história da unidade começou em 14 de julho de 1976, quando foi construído um prédio comercial pertencente à Cooperativa de Melhoramentos de Caruaru Ltda, em área de 59 mil metros quadrados. O intuito era abrigar um hotel, o que não ocorreu. Em 1985, o imóvel foi revertido ao patrimônio do município de Caruaru, e em 1994, houve a fundação do hospital, mas sem previsão de funcionamento.
O nome Hospital Regional do Agreste Dr. Waldemiro Ferreira foi dado pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, em homenagem ao médico Waldemiro Balbino Ferreira, que exerceu suas atividades por mais de quatro décadas em Caruaru, guiado por notável espírito humanístico. Waldemiro faleceu aos 70 anos, em 1975. No dia 4 de dezembro de 1997 o hospital foi reinaugurado, e passou a funcionar definitivamente.
Oscar Capistrano dos Santos é médico Cirurgião Geral e foi secretário de saúde durante os dois governos do deputado Tony Gel. Durante sua gestão à frente da Secretaria municipal de saúde Caruaru foi apontada como a cidade com melhor índice de atendimento por parte do SUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário