Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A importância da hidratação no verão…

851513_194510

Aproximadamente 65% do nosso corpo é composto por água. Ela ajuda a regular a temperatura corporal, a transportar nutrientes e oxigênio para as células, dentre vários outros processos. A todo instante temos diversas reações químicas vitais que necessitam de água ocorrendo em nosso organismo. Entretanto, continuamente, eliminamos não só água, mas também, sais minerais do nosso corpo, seja pelo suor, urina ou até mesmo pela respiração. Com a chegada do verão, ocorre um aumento da temperatura corporal e com isso perde-se, um volume maior de água e nutrientes. Por isso a hidratação é tão importante, pois ela repõe tudo que vai se perdendo ao longo do dia.
A nutricionista Andrezza Fernandes afirma que alguns alimentos, como frutas e vegetais, também têm papel importante na hidratação. Abacaxi, melancia, morango, tomate, pepino, acelga, espinafre, alface são alguns exemplos de alimentos ricos em água. “Os alimentos repõem não só a água, mas também os minerais, hidratando e nutrindo o organismo. Devemos aproveitar o verão para melhorar o consumo de vegetais, pois durante a estação é muito mais saboroso ingerir saladas”.
Entretanto, a profissional explica que, apesar de alguns alimentos reporem o que foi perdido, a água deve continuar sendo a principal fonte de hidratação durante o dia, pois ela hidrata, limpa e não possui calorias. “Os sucos também hidratam, mas se consumidos em excesso, podem levar a um aumento de peso, devido ao teor de açúcar presente nas frutas. Já a água de coco, por ser rica em sais, deve ser consumida com cautela, principalmente por pessoas hipertensas, pois ela pode elevar a pressão arterial se consumida em demasia. Os chás também devem ser consumidos com cuidado, pois eles carregam os efeitos das ervas”.
Andrezza ainda conta que beber água somente quando se sente sede é um grande erro, pois isso já é um sinal de que o organismo já está se desidratando. O ideal é manter o corpo hidratado o tempo todo, pois ao menor indício de que o corpo está se perdendo mais água do que o normal, o organismo tende a diminuir o metabolismo, dificultando até mesmo a perda de peso.
Na hora da atividade física, principalmente nos dias mais quentes, o corpo perde muita água através do suor. Se não houver reposição, a pessoa se desidrata e acaba prejudicando a saúde. O suor em excesso causa a perda de eletrólitos, que é uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. “O ideal para hidratar durante o treino é a água mesmo. Entretanto, dependendo da intensidade e tipos de exercícios, somente a água pode não ser suficiente para repor a hidratação”, conta Paulo Henrique da Silva, personal trainer.
De acordo com o personal, no caso de atividades superiores a uma hora de duração, a ingestão de isotônicos, também chamados de bebidas esportivas são ideais, pois são ricas em vitaminas e sais minerais. “O isotônico repõe sais minerais e carboidratos perdidos por pessoas e/ou atletas que praticam exercícios de alta intensidade. Ele não é recomendado para indivíduos que não praticam exercícios, principalmente os que sofrem de doenças renais, cardíacas e hipertensão, pois contém muito sódio”.
Paulo Henrique ressalta que a desidratação é uma coisa à qual todos devem estar atentos, principalmente pessoas que praticam atividades físicas, pois ela ainda pode levar a problemas mais graves. “A perda de água em excesso aumenta o ritmo cardíaco por causa da diminuição do volume sanguíneo. Isso pode levar a tonturas, espasmos musculares, dificuldade de concentração e até problemas renais. A hidratação antes, durante a após o treino é vital, pois se a perda de água for superior a 20%, ela pode ser fatal”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário