Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Pernambuco é vice em número de transplantes de coração e medula óssea


Pernambuco ocupa lugar de destaque no campo da medicina. Dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) apontam o estado como o segundo colocado no ranking nacional de transplantes de coração e de medula óssea. De janeiro a junho deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde já contabilizou 111 transplantes de medula e 25 de coração, atrás apenas de São Paulo, que registrou 68 procedimentos de coração e 450 de medula. Ainda de acordo com o balanço semestral divulgado pela instituição, Pernambuco é o primeiro lugar no Nordeste e sexto do Brasil em números de transplantes de rim, com 170 procedimentos realizados somente no primeiro semestre deste ano.
Em todo o ano de 2014, foram realizados apenas 25 procedimentos de coração no Estado. O número registrado nos seis primeiros meses deste ano já representa um aumento de 150%. “Os números são resultado de um esforço conjunto das equipes de procura de órgãos, da Central de Transplantes, centros transplantadores e, acima de tudo, resultado de uma sociedade que está se conscientizando e perdendo o medo de doar”, avalia a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.
Para os especialistas, os números positivos dão novo fôlego para quem espera pelos procedimentos. “O transplante é uma nova esperança para o paciente. Através deles, muitas vidas são salvas”, opina a oncologista Monique Martins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário