Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 26 de agosto de 2015


Em Riacho, barragens são alternativa no 

enfrentamento à estiagem

Reservatórios construídos no município têm capacidade para armazenar 8 mil metros cúbicos de água cada




A Prefeitura de Riacho das Almas segue realizando ações de convivência com a seca que beneficiam especialmente as comunidades rurais do município, locais onde o acesso à água é mais complicado. Por meio de uma parceria com o Governo de Pernambuco através da Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, duas barragens com capacidade para armazenar oito mil metros cúbicos estão sendo entregues à população da zona rural do município.

Um dos reservatórios já está pronto. Ele fica localizado entre o povoado Baraúnas e a vila de Patos. O custo para a construção de cada barragem fica em torno de R$ 100 mil, valor que será pago pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria Estadual de Agricultura. A outra barragem está sendo feita no Sítio Cachoeira da Onça, em outra área carente de abastecimento.

 “Quando os reservatórios ficarem pronto, seguramente conseguiremos viabilizar o abastecimento de água de toda uma região no entorno. Agora, é esperar a chuva para encher as barragens e trazer mais segurança em relação à água na comunidade rural", analisou o secretário de agricultura Naelson Beserra.

Atualmente, os moradores são abastecidos somente por meio de carros pipa, uma vez que a Compesa ainda não garante o fornecimento de água encanada nas comunidades, que são afastadas de locais onde tem água disponível com mais facilidade. A decisão de se optar a barragem no local foi tomada porque o município já tentou a perfuração de poços artesianos para a construção de dessalinizadores nestas áreas, mas nenhuma das tentativas deu certo porque não foram encontrados mananciais subterrâneos naqueles territórios.

A barragem da Vila de Patos deve beneficiar aproximadamente duzentas famílias. Já a do Sítio Cachoeira da Onça poderá fornecer água para mais de cem famílias de diversos sítios, como Tanquinhos, Logradouro e Lagoa da Jurema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário