Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PROFISSIONAIS DE VÁRIAS ESPECIALIDADES SE REUNIRÃO PARA DEBATER OS IMPACTOS QUE A BEBIDA ALCOÓLICA TRAZ PARA A SOCIEDADE

Evento acontecerá em Campos de Jordão, São Paulo, de 23 a 26 de setembro para o debate sobre as melhores estratégias de enfrentado do impacto da bebida alcoólica na sociedade


Recente pesquisa conduzida pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) em 35 países revelou que os jovens - incluindo os brasileiros - estão consumindo mais bebidas alcoólicas e cada vez mais cedo. Para debater os impactos que o álcool traz para a sociedade, especialistas de vária áreas, além de convidados internacional se reunirão de 23 a 26 de setembro em Campos do Jordão, São Paulo, durante o XXIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD).
No evento, que tem como tema “Álcool e suas interfaces: muitos temas, pouco debate no Brasil” serão apresentados novos dados sobre os impactos da bebida alcoólica traz e, muitos ainda negligenciados por todos os seguimentos sociais. De acordo com o professor de epidemiologia na Escola Pública da Universidade do Texas e coordenador do evento, Raul Caetano, essa será uma oportunidade de esclarecer de uma forma abrangente as consequências de falta de políticas efetivas voltadas ao álcool.
“São muitos os problemas com o consumo de álcool. Trata-se de uma droga de fácil acesso, que desperta a atenção dos jovens. É preciso frisar que o cérebro do adolescente está em desenvolvimento, e essas mudanças incluem aspectos hormonais, psicológicos e sociais que podem interferir diretamente no sistema nervoso central e no comportamento. Existe toda uma indústria do marketing do álcool que não tem levado em consideração a esses fatores”, explica Dr. Caetano, que também é cientista sênior do Centro de Pesquisas em Prevenção do Instituto do Pacífico para Pesquisas e Avaliação.

Para Caetano, o Brasil tem políticas para evitar que o álcool traga prejuízos permanentes, mas existe pouca eficácia, e isso resulta em mortes de jovens e aumento de casos de dependência muito cedo na vida. “A proibição de dirigir sem beber e não poder vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos foi um ganho, mas essas ações devem ser constantes e com mais monitoração para que não percam a eficácia”, acredita.

NA REDE – Na era das novas mídias, com a popularização das redes sociais, é comum ver jovens postando fotos na internet consumindo bebidas. Raul Caetano acha que essa não seja uma situação passageira, e que devem existir restrições de propaganda do álcool para evitar o estímulo aos jovens. “Temos que ver as consequências da influência desse novo tipo de contato. Não creio que possa ser controlado, mas é preciso repensar. O álcool é apresentado não como uma droga, que tem poder intoxicante e causa dependência. De modo geral é exibido com vários aspectos positivos. É necessário fazer essa dissociação”, afirma.
O médico psiquiatra esclarece que trata-se de um problema endêmico, onde existe uma situação elevada de doença de uma forma quase permanente. “A produção, a distribuição e o marketing de cerveja é feito totalmente independente do tratamento. São dois setores distintos, e a indústria, certamente, tem tentado aparecer como preocupada com o uso, mas continua lançando novos produtos e colocado à venda”.
Sobre o Congresso da ABEAD que acontecerá no mês de setembro, em Campos do Jordão, São Paulo, Raul Caetano antecipa a força-tarefa que vários especialistas possibilitará um debate esclarecedor. “Será uma oportunidade para especialistas de saúde, na área do álcool e outros setores tenham um conhecimento baseado crítico, além de treinamento profissional para que possam ajustar um sistema de tratamento de qualidade, eficaz e mais adequado”, finaliza.


Serviço:
XXIII Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD) - Álcool e suas interfaces: muitos temas, pouco debate no Brasil”
Data: De 23 a 26 de setembro de 2015
Local: Campos do Jordão Convention Center. Av. Macedo Soares, 499, Capivari, Campos do Jordão-SP
Mais informaçõeshttp://www.abead.com.br/cbabead2015 ou pelo telefone (61) 3327 6827

Nenhum comentário:

Postar um comentário