Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

FENELIVRO acontecerá de 29/08 á 07/09, e programação contará com mais de 200 convidados

 
Augusto Cury é um dos convidados a participar do evento.
(Reprodução: Internet)





Em um ano de poucas novidades literárias e de redução de investimentos na Cultura como um todo, não deixa de ser surpreendente o surgimento de um evento do porte da Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), que anunciou ontem a sua programação de mesas e lançamentos. Com dez dias de atividades, 4 mil metros quadrados de área de estandes e debates e mais de 200 nomes convidados, a festa realizada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e pela Andelivros, em parceria com prefeituras municipais, traz para Pernambuco autores internacionais e nacionais de vários formatos e vozes como o angolano José Eduardo Agualusa, a espanhola Ines Miret e os brasileiros Augusto Cury, Ana Miranda e Antônio Torres.

Nesta primeira edição, no Centro de Convenções, o evento debate o tema O Livro do Futuro, o Futuro do Livro, sempre com destaque também para as potencialidades da região. As atividades são todas gratuitas. “Temos autores internacionais e também de todos os estados do Nordeste para refletir sobre a realidade da nossa região e sobre o processo de criação, distribuição e fruição da leitura”, explica Evaldo Costa, jornalista e curador do evento. Dois autores são homenageados: o Louro do Pajeú, Lourival Batista (1915-1992), e o historiador Evaldo Cabral de Mello, eleito neste ano para a Academia Brasileira de Letras.

O festival é uma das iniciativas para celebrar os 100 anos do surgimento da Imprensa Oficial em Pernambuco. Em tempos de crise, a maior parte dos recursos do evento, orçado em R$ 1,5 milhão, vêm do próprio caixa da Cepe, que opera com superávit. “Em pouco mais de dois meses, organizamos o evento e tivemos até que aumentar a área de estandes para livreiros e editoras”, aponta Ricardo Leitão, presidente da empresa.

Segundo Alventino Filho, presidente da Andelivros, a previsão é de movimentar mais de R$ 2,5 milhões em vendas nos mais de 200 estandes, com mais de 150 mil pessoas circulando pelos corredores da Fenelivro.


O evento começa na sexta com uma abertura para convidados e um show do grupo SaGrama. No restante dos dias, um dos destaque é a realização das Noites do Nordeste, com autores de cada um dos Estados se juntando para conversar sobre a produção da região – para representar Pernambuco, Marcelino Freire vai comparecer. Por lá também acontecem os primeiros lançamentos no Recife de muitas obras, como a de Ariano Suassuna em Quadrinhos, de Bruno Gaudêncio, ou Presas Que Menstruam, de Nana Queiroz, e Quem Foi Que Inventou o Brasil – A Música Popular Conta a História, do ex-ministro da Comunicação Franklin Martins. As atividades se dividem entre três espaços principais: a Sala Ariano Suassuna, a Sala Deborah Brennand e o café Alberto da Cunha Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário