Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sábado, 8 de agosto de 2015

SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL TERÁ PASSEIO CICLÍSTICO E PALESTRAS EM CARUARU


content_id
No dia 16 de agosto tem início a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, um evento estadual promovido pela FUNDARPE que está em sua 8º edição. Em Caruaru o projeto é desenvolvido pelo segundo ano pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFAVIP/DeVry. Esta edição tem o objetivo de discutir como o patrimônio deve ser visto no planejamento urbano, aproveitando o momento em que a cidade vivencia a revisão do seu Plano Diretor.
O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto, com abertura na Esplanada Ferroviária com o “Pare, Olhe e Curta! Preserve Caruaru”. Ainda no primeiro dia acontecerá um passeio ciclístico, saída da estação às 9h, com a exposição itinerante “Pernambuco: Cultura, História e Mar” do renomado fotógrafo Miguel Igreja.
A exposição é uma galeria móvel, na qual estarão à mostra, impressas em telas, as fotografias que retratam a beleza do Estado e dos pernambucanos. As fotos percorrerão as principais ruas da cidade em sete bicicletas. O público em geral também poderá participar desse passeio ciclístico guiado por professores de urbanismo e paisagismo do Centro Universitário. Ao longo do percurso, que passa pelo Rio Ipojuca, os professores abordarão temas sobre a atual situação do rio. Ao chegar nas proximidades da Ponte Irmã Jerônima, será feita uma coleta simbólica de lixo.
Ainda no dia 16, na parte da tarde, haverá exposições e apresentações do TEA (Teatro Experimental de Arte), da Mazurca de Agrestina, da Escola de Circo Placidoneli, banda marcial e desfile de moda de alunos do Unifavip. Tudo isso na Esplanada da Estação Ferroviária de Caruaru.
No dia 17, à tarde, serão realizadas atividades artísticas em visitas técnicas à casas preservadas do centro de Caruaru e ao Comércio Futebol Clube. Nessa mesma data, a partir das 19h, no UNIFAVIP, serão realizados seminários. No primeiro dia o tema é “Patrimônio e Planejamento Urbano” com a participação de Jorge Eduardo Tinoco, responsável Técnico do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) e Lorena Veloso, diretora do Diretório de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), que irão discutir os desafios da preservação por meio da legislação urbana.
Já no terceiro dia o tema será “Direito a Paisagem” e contará com a presença das professoras da UFPE, a geógrafa Edinéia Alcântara e a arquiteta Lúcia Veras, que vão discutir a paisagem urbana e natural de Caruaru.
O evento é gratuito, mas para participar dos dois últimos dias, é necessária realização de inscrição pelo e-mail semanapatrimonio.caruaru@gmail.com.      
                                                    Fonte do Blog do Mário Flávio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário