Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

MUNDO:

2013 é o 7º ano mais quente desde 1850


De acordo com um comunicado da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado nesta quarta-feira (13), durante uma reunião da cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU), em Varsóvia, na Polônia, o ano de 2013 é o sétimo ano mais quente registrado desde 1850, quando a medição começou a ser feita. Segundo Secretário Geral da OMM, Michel Jarraud, "um acúmulo de gases do efeito estufa, resultantes da ação humana na atmosfera significa que um futuro mais quente é, agora, inevitável", afirmou.

A Organização também informou que os primeiros nove meses deste ano "empataram" com o período correspondente no ano de 2003, com uma temperatura média global de 0,48°C acima da média tomada como referência, entre os anos de 1961 e 1990. A tendência, segundo a OMM, é a de que um aumento de temperatura desta magnitude desencadeie uma série de fenômenos climáticos extremos, como o Supertufão Haiyan, que devastou a região central do arquipélago das Filipinas, na última sexta (8). Apenas no Oceano Atlântico, em 2013, já foram registrados 86 ciclones tropicais, entre tufões e furacões.

O nível dos mares também alerta para os riscos de fenônemos climáticos diversos, como os recordes de calor na Austrália, como o verão japonês - o mais quente de toda a história - e enchentes que atingiam desde o norte da África até a Europa No Japão registrou-se o verão mais quente da história. A média do nível dos mares em 2013 já é cerca de 20 centímetros mais alta em relação à média registrada no século XX, segundo a OMM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário