Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hoje é o dia da Bandeira. Conheça um pouco de sua história




Vamos recapitular: As Armas da República; O Selo Nacional; O Hino Nacional e a Bandeira Nacional.
Façamos, portanto, um movimento retroativo à data de criação da Bandeira Nacional ou Pavilhão Nacional como alguns, poucos, a tratam.
A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889 e quatro dias após – 19 de novembro – era criada e instituída a Bandeira Nacional, em substituição à do Império Brasileiro.
Verde, Amarelo, Azul e Branco são as suas cores. Ressalte-se que, as letras da faixa que corta o círculo são verdes e não azul.

Outro detalhe é que a estrela solitária, na parte superior da faixa que corta o círculo, representa o Estado do Pará e não o Distrito Federal como muitos pensam.
Enfim, pela nossa falta de civismo, muitos desconhecem que a Bandeira Nacional tem seu hino, na letra que se segue:
“Hino da Bandeira Nacional”
“Salve lindo pendão da Esperança! Salve Símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança a grandeza da pátria nos traz. / Recebe o afeto que se encerra em nosso peito varonil, querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil. / Em teu seio formoso retratas, este céu de puríssimo azul. A verdura sem par destas matas e o esplendor do Cruzeiro do Sul.(Repete o estribrilho – Recebe o afeto…) / Contemplando p teu vulto sagrado, compreendemos o nosso dever, e o Brasil por seus filhos amado, poderoso e feliz há de ser! (Repete o estribrilho – Recebe o afeto…) / Sobre a imensa nação brasileira, nos momentos de festa ou de dor, paira sempre, sagrada bandeira, pavilhão da justiça e do amor! (Repete o estribrilho)”.

Os autores da composição do hino à bandeira foram Olavo Bilac e Francisco Braga.
Eis a nossa singela homenagem à Bandeira Nacional na comemoração de seu dia, na certeza que ela nasceu antes de nós e que provavelmente nós morreremos antes dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário