Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Atletas da "melhor idade" de Riacho das Almas correm para superar as dificuldades do tempo

Idosos de Riacho das Almas, no Agreste, utilizam a corrida como remédio
para o corpo e para a mente e participam de competições no país inteiro


O avanço da idade pode fazer com que algumas tarefas, antes comuns, se tornem difíceis de serem realizadas. A força já não é mais a mesma e os problemas de saúde aparecem de forma mais efetiva. Esse “mal” pode até afetar a maioria da população, mas não a sua totalidade. Em Riacho das Almas, Agreste do estado, dois idosos são a prova de que a superação pode ser maior do que as dificuldades do tempo.
Raimundo Rufino da Silva tem 73 anos. José Pedro da Silva tem 64. Os dois são membros do Centro de Convivência do Idoso da cidade, mas não é só isso que eles tem em comum. Depois de passar dos 50 anos, decidiram utilizar a corrida como remédio para o corpo e para a mente.
José Pedro começou a correr depois dos 60 anos e o ânimo veio de uma situação que normalmente traria abatimento. Ele perdeu a visão do olho direito após uma cirurgia de catarata, o que fez acender a luz de alerta para os cuidados com a saúde.
- Quando completei 60 anos, achei conveniente começar a correr, principalmente para melhorar a condição física e evitar problemas no futuro.
Já Raimundo deu início à “vida esportiva” aos 55 anos. Aposentado desde os 47 como encarregado de uma metalúrgica em São Paulo, ele diz que o tempo que ficou parado fez com que o estresse aparecesse. Para ficar mais tranquilo, ele encontrou a solução nas pistas. 
- Eu via as pessoas correndo no parque e um dia fiquei com vontade de correr também. No início eu até cansava, mas depois virei um atleta veloz. Acredito que, se eu não tivesse começado a correr, já teria morrido. Hoje, tenho mais amigos, mais saúde e mais vontade de viver.
Mas a corrida não é somente um hobby e o exercício não fica restrito às voltas nas ruas de Riacho das Almas. Os dois atletas da “melhor idade” participam de provas no estado e fora dele também. No último sábado (9), eles estavam na Meia Maratona de Natal, no Rio Grande do Norte. Eles correram 21 quilômetros em duas horas.
Esta não é a primeira vez que eles participam de corridas em outros lugares. Seu Pedro já correu quatro meias maratonas em Natal, Recife e João Pessoa. Já seu Raimundo tem um currículo mais extenso. São quatro edições da corrida de São Silvestre, uma das mais tradicionais do mundo, além da Maratona de São Paulo e de outras cidades do Brasil, totalizando mais de 70 medalhas conquistadas em competições. E eles não param por aí. No mês de dezembro, tem mais um desafio para a dupla: a Maratona do Recife.

Informacões do GLOBOESPORTE.COM/pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário