Sanfoneiro de 11 anos que aprendeu a tocar sozinho sonha com carreira
Vynícius Soares iniciou com a sanfona aos 7 e já toca quatro instrumentos.
Garoto começou com 'Asa Branca', de Gonzaga, e tocou com Dominguinhos.
Apesar da pouca idade, Vynícius Soares, de 11 anos, já sabe o que planeja para o futuro: “Quero seguir carreira na música”, diz o menino. Residente e nascido em Caruaru, no Agreste pernambucano, o garoto toca violão, flauta doce, teclado e ainda consegue tirar som na bateria. Mas a sanfona é a grande paixão de Vynícius e também o primeiro instrumento que ele aprendeu a tocar.
Foi com “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, que o menino se encantou com o universo musical. “Eu toco sanfona desde os sete anos. Sempre gostei de instrumentos musicais. Comecei a tocar sozinho, depois falei com minha mãe e comecei a ter aulas para me aperfeiçoar. Há três anos eu fui aluno de Mestre Camarão [o músico morreu em abril deste ano]. Ele é um dos meus grandes ídolos, ao lado de Luiz Gonzaga”, ressalta Vynícius.
O menino já tocou com Dominguinhos e Mestre Camarão, durante shows que os artistas fizeram em Caruaru. "Eu me tornei fã de Dominguinhos aos sete anos, mas já o ouvia desde os três. Já Camarão, o amor por mim, que ele tinha, era muito grande. Através das músicas ele demonstrava isso. Ensinando. Ele ficava alegre e demonstrava amor, amizade. Ele queria que eu passasse o que me ensinou para outras pessoas", conta.
Ele afirma que toca todo tipo de música nos quatro instrumentos, mas a preferência é por um gênero só. “Eu toco de tudo. Mas o que eu mais gosto mesmo é de tocar músicas de forró”, brinca o menino. Apesar do talento musical, Vynícius também gosta de brincar com jogos eletrônicos, lego e futebol.
Apelidado de Vyni do Acordeon, como é mais conhecido em Caruaru, o menino teve o primeiro contato com instrumentos musicais aos três anos durante um passeio com a família. “Nós estávamos em um centro de compras e percebemos como ele ficava encantado com os instrumentos. Devido à admiração, o pai dele o presenteou com uma sanfona de brinquedo”, lembra a autônoma Jaqueline Soares, mãe do garoto.
“Aos sete anos ele me disse para que já sabia tocar sanfona. Eu achei que ele tinha sonhado. Então, ele pediu o instrumento e tocou 'Asa Branca'. Perdemos o chão, pois foi muito emocionante. A partir desse momento a avó materna dele procurou o Mestre Camarão e ele começou a ensinar a Vynícius. Hoje ele nos surpreende a cada dia com este talento. Faço sempre o que posso para que ele realize esse sonho, corro atrás de muita coisa”, disse Jaqueline Soares.
Dia das Crianças
A mãe de Vynícius disse que a família vai viajar para Gravatá para que ele possa aproveitar o Dia das Crianças. "Acho que ele vai passar o dia brincando. Porque ele só decide se vai levar algum instrumento pouco tempo antes da viagem. É bem difícil ele deixar a sanfona em casa", releva Jaqueline.
Rotina
Mesmo com o desejo de seguir no mundo da música, Vynícius frequenta a escola e cursa o 6º ano do Ensino Fundamental. Ele também gosta de esportes e pratica natação. A mãe garante que o desempenho dele nas atividades escolares é exemplar. “Ele não me dá trabalho, sempre tira boas notas e é muito comportado”, afirma.
do:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário