Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Comércio está com dificuldades para passar troco devido a falta de moedas no mercado 
O velho hábito de se guardar moedas em cofrinhos contribui para que as mesmas saiam de circulação. (Reprodução: Internet)

Seja de 5, 10, 25, 50 centavos, seja de 1 real, as moedas estão sumidas. As de 1 centavo, então, nem se fala. Há anos não são vistas por aí. Se procurar, até se acha uma ou outra na bolsa, mas, na praça, tem sido artigo de luxo. Para ter algumas no caixa, o comerciante tem feito de tudo: promoção para incentivar o cliente a trocar uma quantia de dinheiro, acordo com vigias de carro e até assumido uma margem de prejuízo. Largadas no fundo das gavetas, dos bolsos ou dos cofrinhos, elas fazem falta, prejudicam o comerciante e ajudam a aumentar a inflação, em tempos em que a economia não anda tão cordial com o brasileiro.

Desde o começo do ano, o Banco Central disponibilizou 419 milhões de unidades de novas moedas. Parece muito, mas, na prática, não é. Tanto que estão em falta. Um dos motivos, de acordo com o BC, foi a redução na produção desde 2014, por conta da crise financeira, que forçou também a redução nas despesas públicas. O Banco Central tem tido que administrar os estoques para atender às demandas em âmbito nacional.

Um comentário: