Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Onze municípios de Pernambuco têm água por 7 dias no mês de outubro, diz Compesa

Mais de 300 mil pessoas vão ser atingidas por novo sistema de rodízio.

Riacho das Almas terá água por até sete dias e meio no mês de outubro.

Onze municípios de Pernambuco terão abastecimento de água por até uma semana no mês, de acordo com o gerente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Mário Heitor Filho. Das cidades atingidas pelo racionamento, dez são do Agreste - todas abastecidas pela barragem de Jucazinho. Ao todo, mais de 300 mil pessoas serão atingidas. O novo rodízio será iniciado no dia 1º de outubro.
Heitor Filho, gerente regional do alto Capibaribe, afirmou que ficarão sete dias e meio por mês com água as cidades de: Surubim, Casinhas, Salgadinho, Santa Maria do Cumbucá, Frei Miguelinho,Vertentes, Vertente do Lério, Toritama,Cumaru, Passira e Riacho das Almas. Segundo ele, Santa Cruz do Capibaribe é uma excessão, pois ficará com água no período de quinze dias.
A recomendação do gerente é que a população economize o máximo que puder. "As cidades ficarão sete dias e meio com água. Dentro desse período ainda há o rodízio interno de cada município e a água vai passar um mês para chegar novamente. Então, todos terão que economizar e armazenar, além de denunciar as ligações clandestinas, que podem render multa".
Heitor Filho explicou que o novo regime de abastecimento vai acontecer por conta da seca que há cinco anos afeta Pernambuco. "Estamos em uma seca severa há cinco anos. A esperança é que chova em Jucazinho para que, daqui para o final do ano, possamos prorrogar o uso da água".
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) - em boletim de monitoramento divulgado na segunda-feira (28) - a barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, Agreste do estado, está com 2,7% da capacidade, o que corresponde a pouco mais de 8,9 milhões de metros cúbicos. A capacidade total da barragem é de 327 milhões de metros cúbicos.
Barragem de Jucazinho (Foto: Paula Cavalcante/ G1)Barragem de Jucazinho está com 2,7% da capacidade, segundo dados da Apac (Foto: Paula Cavalcante/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário