Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

PARABÉNS RIACHO DAS ALMAS !!! RIACHO DAS ALMAS COMPLETA HOJE 62 ANOS DE EMANICIPAÇÃO POLÍTICA... VEJA AQUI SUA HISTÓRIA COMPLETA



Histórico da Bandeira


A bandeira tem no seu centro um brasão, onde estão representados a primeira igreja, o abacaxi e o algodão, primeiros produtos agrícolas da época.

Foi criada pela professora Marina Rocha da Silva no ano de 1964, na administração do prefeito Noé Medeiros.

As cores básicas são o bege, onde está localizado o brasão amarelo que representa o sol do Agreste e o azul que representa o céu em noite de luar.

As extremidades superiores possuem a cor azul turquesa e as inferiores, amarelo ouro e ao centro a cor bege, sobrepondo-a o brasão de cor azul.


História 

 Conhecida como Riacho das Éguas, em 1905 a localidade passou a se denominar Riacho das Almas, em função de o primeiro cemitério ter sido construído às margens daquele riacho. Posteriormente, durante uma cheia, as águas invadiram o local e o cemitério teve que ser reconstruído. Foi elevada à condição de distrito do município de Caruaru em 21 de dezembro de 1919, tornando-se município em 29 de dezembro de 1953.





Riacho das Almas é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Localiza-se a uma latitude 08º 08' 02" sul e a uma longitude 35º 51' 23" oeste, estando a uma altitude de 407 metros. Sua população em 2007 era estimada em 18 245 habitantes, de acordo com o IBGE. Possui uma área de 313,98 km².



O povoamento do local teve início a partir de uma fazenda de criação de gado de propriedade do coronel Joaquim Bezerra, que se estabeleceu na região, com família e escravos, no último quarto do século XIX. A construção de um açude, um engenho, um cemitério (no ano de 1888) e, posteriormente, uma feira livre, marcaram o início do processo de urbanização.



Conhecida como Riacho das Éguas, em 1905 a localidade passou a se denominar Riacho das Almas, em função do primeiro cemitério ter sido construído às margens daquele riacho. Posteriormente, durante uma cheia, as águas invadiram o local e o cemitério teve que ser relocalizado. Foi elevada à condição de distrito do município de Caruaru em 21 de dezembro de 1919, tornando-se município em 29 de dezembro de 1953.

Finda a praga da peste que lhe afligiu no início do século XX, a comunidade cumpriu uma promessa feita a São Sebastião, erguendo em 1912 uma capela em sua homenagem.

Economia



De acordo com dados do IPEA do ano de 1996, o PIB era estimado em R$ 21,03 milhões, sendo que 45,3% correspondia às atividades baseadas na agricultura e na pecuária, 0,8% à indústria e 53,9% ao setor de serviços. O PIB per capita era de R$ 1.221,41.

O município de Riacho das Almas faz parte da Região de Desenvolvimento do Agreste Central, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano. Com uma área de 10.117 km², a região abrange 10,22% do território estadual e é constituída por mais 25 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.

Histórico

O povoamento do território do município de Riachos das Almas começou por volta de 1876, quando o Cel. JAQUIM BEZERRA estabeleceu-se no local onde hoje está a sede municipal, naquela época, parte integrante do município de Caruaru. Ali construiu uma casa-grande e diversos casebres para seus escravos, além de um estabelecimento para descaroçamento de algodão, daí se originado a cidade.



Em 1881, foi criada uma feira no povoado, que se denominava de Riacho das Éguas, porque nos períodos de seca as éguas iam beber água num poço existente num riacho das proximidades. O topômimo foi alterado para RIACHO DAS ALMAS, em 1905, pelo Padre JOSÉ ANANIAS, soba alegação de que o nome primitivo era de animal e, como existia umcemitério numa das margens do riacho, seria mais apropriada a mudança de Riacho da Éguas para Riacho das Almas.



O povoamento do território intensificou-se, a ponto de ser elevado à categoria de 5º distrito do município de Caruaru, em 1920, instalada a sede distrital na atual vila de Trapiá, passando depois para a sede municipal.

Em 16 de julho de 1941, passou à categoria de Freguesia, sob a inovação de Nossa Senhora da Conceição, subordinada à Diocese de Pesqueira, tendo por primeiro vigário o Padre ANTÔNIO FAUSTINO DA COSTA.

A independência política veio em 29 de dezembro de 1953, sendo o primeiro prefeito o Cap. RÔMULO PEREIRA DE MORAIS, que entregou o cargo, em 20-11-1955, ao Prefeito eleito, JUSTO FERNANDES DA MOTA. A comarca foi criada em 21 de maio de 1954, iniciando o juiz JOSÉ FREDERICO SORIANO DE SOUSA as suas funções em 15 de novembro do mesmo ano.




Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Trapiá, pela lei municipal nº 149, de 02-12-1919, subordinado ao município de Caruaru. Posteriormente o distrito de Trapiá passou a denominar-se Rio das Almas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Riacho das Almas, figura no município de Caruaru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Riacho das Almas, pela lei estadual nº 1819, de 30-12-1953, desmembrado de Caruaru. Sede no antigo distrito de Riacho das Almas. Constituído do distrito sede. Não temos sua Instalação.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei municipal nº 8, de 28-03-1956, é criado o distrito de Trapiá ex-povoado e anexado ao município de Riacho das Almas.

Pela lei municipal nº 9, de 28-03-1956, é criado o distrito de Couro D`Antas e anexado ao município de Riacho das Almas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Riacho das Almas, Couro D`Antas e Trapiá.

Assim permanecendo em divisão território datada de 18-VIII-1988.

Pela lei municipal nº 655, de 10-11-1989, são criados os distritos de Pinhões e Vitorino e anexados ao município de Riacho das Almas.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 5 distritos: Riacho das Almas, Couro D`Antas, Pinhões, Trapiá e Vitorino.



Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2005.

*********************

Nenhum comentário:

Postar um comentário