Agrestina comemora emancipação política no próximo dia 11
As festividades em comemoração aos 87 anos de emancipação política de Agrestina têm início no próximo dia 10 de setembro, quinta-feira. Na programação, estão solenidades, desfile cívico, shows artísticos e a realização do 7º Motocross de Agrestina, todos com a participação gratuita e aberta ao público.
Um grande desfile físico abrirá as celebrações no dia 10, às 15h, percorrendo as principais avenidas do centro da cidade. Na sexta-feira, data que marca a assinatura do Decreto 1931, que instituiu o município de Bebedouro uma alvorada dá início às comemorações.Às 8h serão hasteadas as bandeiras na sede da Prefeitura e, às 15h, o desfile cívico-militar. Para a noite, a partir das 21h, estão marcados os shows de Faringes da Paixão, Forró do Firma e Matheus e Kauan, a serem realizados na Praça Padre Cícero, no Centro.
Já no sábado, será realizado a partir das 14h o treino do 7ª Motocross de Agrestina, com competição oficial prevista para às 8h do domingo, dia 13. Esta edição do evento também será a 4ª etapa do Campeonato Pernambucano de Motocross. As exibições acontecerão na Fazenda Amapá, perímetro urbano da cidade.
Toda a estrutura foi montada levando em consideração o grande público registrado em anos anteriores. “Teremos palco principal, barracas, restaurantes, banheiros químicos, arquibancadas cobertas e cercas metálicas que organizam as ruas para o público assistir aos desfiles. No motocross também haverá arquibancadas para o público”, detalha a diretora de Turismo de Agrestina, Anayran Santos. Ao todo, mais de 100 policiais e seguranças atuarão durante todo o evento. A festa dos 87 anos de Agrestina é uma realização das Secretarias de Educação e Esportes; Cultura, Turismo e Juventude de Agrestina, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Pernambuco, Empetur e Associação dos Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco (Astur-PE).
TRAJETÓRIA - A história de Agrestina é repleta de curiosidades. Uma delas é a nomenclatura. A povoação que na segunda metade do século 19 foi fundada por João Guilherme Pontes, tinha o nome de Bebedouro. O nome oficial deve-se à fonte de água existente na localidade, que por volta de 1845, serviu para abastecer os sertanejos que sofriam os efeitos das secas e migravam, sendo acolhidos em boa parte nessa região que oferecia água em abundância, dando origem ao nome: Bebedouro. A cidade só recebeu o nome pela qual é tratada atualmente no dia 31 de dezembro de 1943. Atualmente, o município possui 22.679 habitantes, segundo o IBGE e é administrado pelo prefeito Thiago Nunes (PDT).
Texto: Edméa Ubirajara
Fotos: Créditos nas fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário