Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 2 de março de 2014

Papangus de Bezerros colorem o domingo de Carnaval no Agreste


O Bloco do Papangu fez Bezerros ganhar o título de Cidade dos Pagangus. Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
O Bloco do Papangu fez Bezerros ganhar o título de Cidade dos Pagangus.


Papangus, muitos papagnus. Em Bezerros, no Agreste pernambucano, a 107 quilômetros do Recife, o domingo de Carnaval (2) é o dia anônimos se mascaram e saem às ruas para colorir e abrilhantar a festa popular que já é tradição na programação momesca do Estado. Somente o Bloco do Papangu, ponto alto dos festejos da cidade, deve reunir mais de 300 mil pessoas descendo pelo corredor da folia, na Avenida Professor Amaral.

Como parte da festa, no domingo também é quando acontece o concurso dos Papangus, realizado no palco montado na Praça São Sebastião, onde serão escolhidos os vencedores nas categorias crianças e adultos, em grupo, dupla ou individual. Mas, os desfile irreverente do Papangus de Bezerros não se resume ao domingo, e segue pela segunda e terça-feira de Carnaval. Durante esses dias, mais de 30 blocos tradicionais descem as ladeiras da cidade animando mais de 600 mil pessoas que devem visitar a cidade agrestina no período momescos.

Para animar a massa, três polos de animação foram instalados pela cidade: o QG do frevo, o Pólo Cultural, próximo à prefeitura, e o Palco da Concentração, na Praça São Sebastião, início do corredor da folia. Na programação, artistas como Maestro Spok, Fafá de Belém, Fundo de Quintal, Patusco e muito mais. Confira as atrações de cada dia nos três pontos de folia:

Polo QG do Frevo
» Domingo (2)
10h – Banda Som Brasil
12h – Banda Super Oara
15h – Banda Santa Clara
17h – Banda Leva
19h – Axé – Camaleão
21h – Fina Tonelada
23h – Luará
» Segunda (3)
12h – A Positivo
14h – Marrom Brasileiro
16h – Almir Rouche
18h – Pimenta Nativa
20h – Anderson Aves
22h – Marcão Noventta
» Terça (4)
12h- Banda Vice-Versa
14h – Fafá de Belém
16h – Fundo De Quintal
18h – Elifas JR.
20h – Axé – Retrô
23h – Virados Elétrico

bezerros2_650
Os mascarados sobem e descem as ladeiras de Bezerros colorindo as ruas da cidade.

Polo Cultural (Prefeitura de Bezerros)

» Domingo (2)
10h – Henrique Alves
12h – Patusco
14h – Orquestra A Trombonada
16h – Orquestra 100% Mulher
18h – Banda Segnus
20h – Walter Lins
» Segunda (3)
12h – Orquestra Oficina Agreste Frevo
14h – Spok Frevo Orquestra
16h – Benil
18h – Orquestra Capital Do Frevo
» Terça (4)
12h – Eduardo Veloso
14h – Ciel Santos
16h – Escola De Samba D’Breck
18h – Carlinhos Nova
» Quarta (5)
22h – Orquestra Frevoé
bezerros3_650
Os fantasiados participam de um concurso que premia as melhores fantasias do ano.

Polo da Concentração (Praça São Sebastião)
» Domingo 02/03
9h – Elias Ahur
12h – Gustavo Travassos
» Segunda (3)
14h – Henrique Alves
» Terça (4)
14h – Mazamorra 15h – Orquestra Frevoé

HOMENAGEM - Este ano o Carnaval de Bezerros irá homenagear o artesão Lula Vassoureiro. Aos 69 anos, Amaro Arnaldo do Nascimento é famoso por fabricar máscaras de pagangus há mais de cinco décadas.

SEGURANÇA - A segurança durante a festa dos Papangus de Bezerros será feita com o apoio da Polícia Militar (PM), que vai disponibilizar 600 homens para trabalhar em todos os dias de folia. O Corpo de Bombeiros (CB) também vai atuar com 77 homens e três viaturas de resgates, além do carro de combate a incêndios. Na BR-232, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai dispor de 30 homens que fiscalizarão as estradas no domingo de Carnaval. Seguranças particulares estarão em todo o trecho do corredor da folia e centro da cidade acompanhados pelas equipes da Guarda Municipal. O contingente também terá apoio da Central de Monitoramento da Prefeitura, que conta com 40 câmeras de vigilância espalhadas em Bezerros.

Dos cerca de 600 mil foliões que a cidade deve receber, 300 mil devem se concentrar apenas no domingo de Carnaval. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Dos 600 mil foliões esperados, 300 mil devem se concentrar no domingo de Carnaval. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

 ATENDIMENTO MÉDICO - De olho no fluxo intenso de foliões em Bezerros neste período carnavalesco, as unidades de saúde municipais ganham reforços. Ao todo, 80 profissionais estarão a postos para atender as ocorrências relacionadas à saúde. Haverá um posto de atendimento no QG do Frevo, funcionando durante todos os horários dos shows com médico e enfermeiros. Na concentração do corredor da folia, Praça São Sebastião, uma tenda com médicos, enfermeiros e ambulância vai garantir o atendimento em casos de emergência. Na Unidade Mista São José, cada plantão vai contar com três médicos, além das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estarão em pontos estratégicos com duas ambulâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário