EM CARUARU...
Oposição cumpre promessa, e realiza a primeira reunião do projeto "Reunião Itinerante"
Na noite desta última sexta-feira (30), os vereadores Jajá (PPS), Louro do Juá (DEM), Eduardo Cantarelli (PSDB) e Val (DEM), estiveram no Severino Afonso – conhecido popularmente como “Afonsinho” – para a primeira de uma série de reuniões que tem como objetivo aproximar a população dos vereadores, fazer um levantamento sobre os principais problemas das comunidades e cobrar melhorias, seja através de requerimentos ou outros projetos que serão apresentados na Câmara Municipal de Caruaru. O projeto está sendo chamado de "Câmara Itinerante". O ex-vereador Diogo Cantarelli (PSDB) prestigiou o evento.
“Nós havíamos prometido que iríamos nos bairros mostrar o nosso trabalho e ouvir o povo, e aqui estamos. Sabemos inclusive que essa visita será alvo de críticas, porque iremos levar essas reclamações para a Câmara e, infelizmente, mostrar a verdade incomoda”, destacou Jajá. “E é importante dizer que não viemos aqui pedir voto. Viemos aqui para pedir a participação de vocês. Vocês que estão sofrendo precisam nos ajudar a cobrar”, complementou.
Quem também preferiu destacar a importância da participação popular para a resolução dos problemas da comunidade foi o vereador Louro do Juá. “Nós não viemos aqui para ‘blá-blá-blá’. Tudo começa por vocês. Sabe o que a gente quer de vocês? A participação! É o apoio do dono da mercearia, da senhora que vende tapioca, da estudante que precisa sair de casa à noite, em uma rua sem iluminação”, explicou.
O vereador Eduardo Cantarelli, que reside em uma comunidade vizinha (Nova Caruaru), destacou que muitos dos problemas do “Afonsinho” já são conhecidos por ele. Aproveitou, inclusive, para explicar a população que projetos para a comunidade já foram apresentados na Câmara. “Assim [com esta iniciativa] estaremos observando o que está faltando nos bairros, nas comunidades como a de vocês, para que sejamos a voz do povo na Câmara”, afirmou.
Val também se mostrou atento aos problemas do Severino Afonso. Destacou que conhece bem a comunidade, e que tem apresentado projetos como para o calçamento e saneamento de ruas que enfrentam grandes problemas pela falta de infraestrutura básica. “É um trabalho de cobrar melhorias para a cidade, para que possamos acabar com o sofrimento de pessoas que saem de casa e veem na frente das suas residências buracos e muita lama”, destacou.
O discurso dos vereadores durou 20 minutos, e a reunião que durou pouco mais de uma hora teve a maior parte do tempo reservado para que a população pudesse expressar a indignação sobre diferentes dificuldades. Pessoas que têm sido prejudicadas por problemas tão comuns que já estão passando despercebidos, a exemplo da aposentada Maria Etelvina, de 66 anos, que mora na Rua Severino Otávio (também conhecida como “Rua 75”).
O depoimento da aposentada revela que os problemas vão além da questão do calçamento e do saneamento básico. “Os ônibus deixaram de passar em algumas ruas, e a gora a gente precisa caminhar um pouco mais para conseguir pegar o ônibus. No centro, a gente tem placas que orientam onde ficam as paradas de ônibus, aqui não. A única parada que ainda tem placa é a que fica em frente a minha casa, isso porque eu não deixei ninguém tirá-la”, detalha.
Quem também reclama de outro problema além dos “comuns” ao bairro é a faxineira Maria dos Anjos da Silva, de 50 anos. Ela afirma que lá eles não conseguem receber correspondência em casa. “Preciso colocar as minhas contas no endereço de uma pessoa próxima, lá na Cohab [bairro Boa Vista]. Agora me diga mesmo, é justo pagar IPTU de um lugar desses?”, questiona.
As queixas delas e de outras pessoas que não se intimidaram e resolveram falar dos problemas, foram devidamente registradas e serão transformadas em um documento oficial que será apresentado as autoridades competentes. O objetivo é não somente apresentar projetos na Câmara de Vereadores, mas também procurar os órgãos responsáveis por estes serviços (Secretaria de Infraestrutura, Compesa e Correios, por exemplo), para reivindicar melhorias ou mesmo buscar soluções.
Fotos: Diogenes Barbosa/Assessoria de Imprensa do Vereador Jajá
Nenhum comentário:
Postar um comentário