Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 29 de setembro de 2013


Em Caruaru, borracheiro transforma futuro de crianças através do karatê
Lucimário usa o esporte para ensinar virtudes como respeito e paciência
Durante o dia, o uniforme de Lucimário Alcides de Melo é um macacão todo sujo de graxa e os pneus tomam conta da borracharia que fica às margens da BR-232, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Com todo trabalho consertando os pneus e atendendo a clientes, após o horário do expediente ele poderia descansar, mas não é isso que faz. Quando a noite chega, o borracheiro se transforma. O macacão dá lugar ao quimono e os pneus saem de cena para entrar os alunos de karatê.

Há mais de 20 anos, Lucimário é apaixonado pelo esporte. Ele trabalhava como frentista, dividia o tempo com aulas de karatê e ainda com o exército brasileiro. Com toda essa dedicação, o aluno aprendeu o suficiente para ser professor e continuar disseminando a arte marcial.
- Quando eu era mais novo, era bem mais difícil, precisava dividir as aulas de karatê com muitas outras coisas. Hoje, consigo dividir melhor o tempo. Primeiro, faço uma caminhada; depois, passo o dia na borracharia e à noite, recebo meus alunos.
Em Caruaru, borracheiro transforma futuro de crianças através do karatê  (Foto: Vital Florêncio)
Projeto transforma futuro de crianças
 em Caruaru,
no Agreste de Pernambuco
Com o mesmo esforço que arranja tempo para ensinar, ele consegue uniformes de treino e quimonos para todos os alunos do projeto. São mais de 20 crianças e adolescentes que dividem o pequeno espaço da borracharia para aprender mais da secular arte marcial japonesa. Para eles, uma forma de exercitar o corpo e a mente. Para Lucimário, além do exercício, o prazer de ensinar faz com que a disposição apareça.
- É muito bom ver jovens que poderiam viver no mundo do crime serem resgatados. Aqui, além da luta, eles aprendem a respeitar e ser pacientes e tranquilos, tudo isso muito longe das drogas.
E desse trabalho podem surgir grandes estrelas da modalidade. A promessa de novos talentos pode virar realidade com a academia, já que a participação em campeonatos passou a ser considerada uma meta do organizador.
- Antes, nós só pensávamos em treinar, mas vimos que os alunos evoluíram muito bem. A ideia é colocarmos os jovens em competições aos poucos para eles se acostumarem com o processo.
Em Caruaru, borracheiro transforma futuro de crianças através do karatê  (Foto: Vital Florêncio)Em Caruaru, borracheiro transforma futuro de crianças através do karatê 
A academia continua com as portas abertas para receber novos alunos dispostos a conhecer o esporte que tanto apaixonou o professor e borracheiro Lucimário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário