Em Riacho, Secretaria de Saúde inicia
atividades do “Outubro Rosa”
Comemorações incluem palestras e realização de exames; atividades vão de hoje a 29 de outubro
Começaram nesta quinta-feira (15) e seguem até o dia 29 de outubro as atividades relacionadas ao movimento “Outubro Rosa” em Riacho das Almas. Nesta manhã foi realizada uma palestra no Núcleo da Saúde da Mulher. Em tema, a importância e orientação sobre o auto exame das mamas e a realização anual dos exames de citologia uterina, conhecidos como lâmina ou Papanicolau.
Muitas mulheres participaram da palestra, e tiraram dúvidas sobre o tema. “Este tipo de atividade de conscientização é importante para que as mulheres saibam da importância de cuidar de sua saúde, pois o câncer de mama e o do colo do útero são os que mais matam mulheres no Brasil atualmente. Então, quanto mais bem orientadas e conscientes elas forem, caso haja algum problema o diagnóstico pode ser feito no início da doença e as chances de cura aumentam sensivelmente”, explicou a coordenadora da atenção básica Laura Aline.
As orientações acontecem numa parceria da Secretaria de Saúde com o Programa Mãe Coruja, vinculado ao Governo do Estado.
Durante os dias do evento, serão realizadas palestra e outras atividades em todas as unidades de saúde do município. Nos dias 20, 21 e 27 de outubro o Núcleo da Mulher oferecerá a realização de exames de citologia a partir das 17h. Os exames serão feitos neste horário alternativo para atender especialmente às mulheres que trabalham, e teoricamente não teriam tempo de fazer este acompanhamento em outros horários. Além disso a Secretaria de Saúde de Riacho das Almas realiza encaminhamentos para a realização de exames de mamografia no Instituto Pernambuco, que fica em Caruaru. É importante lembrar que todos os exames são gratuitos.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário