Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sábado, 2 de novembro de 2013

8 dicas para não deixar a carreira de lado durante a licença-maternidade



1. Mantenha os canais abertos para entrarem em contato com você

Combine que, caso seja necessário, colegas e chefes podem enviar mensagens para seu celular ou e-mails para seu endereço eletrônico de trabalho, e você retornará tão logo seja possível – não necessariamente de imediato. Além de demonstrar disponibilidade, isso permite que você continue atualizada sobre o que está acontecendo durante a sua ausência física.

2. Leve o bebê para um passeio em seu ambiente de trabalho 

Nem todos seus colegas conseguirão te visitar na maternidade, assim como alguns não se sentirão suficientemente à vontade para ir à sua casa para conhecer seu filho. Por isso, leve o bebê ao seu ambiente de trabalho assim que o pediatra autorizar. Combine dia e horário que não atrapalhem o andamento das tarefas de quem continua na rotina do escritório e fique lá por no máximo meia hora. É uma atitude simpática que marca presença de forma positiva.

3. Ofereça um lanche em sua casa para os colegas mais próximos 

Quando já tiver conseguido estabelecer horários de mamadas e de seu descanso, convide os colegas mais próximos para um lanche na sua casa. Explique que a duração precisará ser de no máximo duas horas, para não atrapalhar a alimentação do bebê, e dedique toda sua atenção a eles enquanto o pequeno evento acontecer. Aproveite para se atualizar sobre o andamento do trabalho, pergunte sobre resultados e novos projetos.

4. Participe de happy hour da empresa 

Não precisa ir ao bar toda vez que os colegas marcarem um encontro após o expediente, mas, quando conseguir ficar fora de casa por duas horas, vá encontrá-los. Aproveite a ocasião para saber o que está acontecendo na empresa, como está o andamento dos projetos. E não esqueça: nada de bebidas alcoólicas, pois o álcool é transmitido para o bebê por meio do leite materno.

5. Mantenha contato com seus colegas pelas redes sociais 

O contato não precisa ser só profissional ao longo de todos esses meses. Poste algumas novidades sobre seus dias, curta e comente postagens e fotos dos colegas. Quando mencionarem algo que esteja acontecendo no escritório naquele momento, mostre que está atenta e comente também.

6. Faça cursos, atualize-se, e conte isso aos colegas e chefes

Há muitas possibilidades de cursos online que podem ser feitos no melhor horário para o aluno. Escolha um idioma ou algo relacionado ao trabalho e dedique algumas horas de sua semana a eles. Pessoalmente ou pelas redes sociais, conte aos colegas e chefes que está fazendo o(s) curso(s), mostrando que não quer ficar desatualizada.

7. Mande ideias para projetos em que estava trabalhando antes de ter o bebê 

Mesmo com todos os cuidados com o recém-nascido, é possível que você tenha uma ideia, um estalo relacionado a algum projeto em que estava trabalhando. Caso isso aconteça, organize seus pensamentos por escrito e envie as sugestões à equipe. Ficarão gratos e definitivamente continuarão lembrando de você.

8. Saiba dosar a interação com o trabalho durante esses meses 

Não é necessário tentar ser uma supermulher. Todos sabem que você teve um filho e está se dedicando a ele em seus primeiros meses de vida. Mesmo pedindo para acompanhar reuniões, chegará uma hora em que você não poderá, porque será no mesmo horário que o pediatra do bebê – e tudo bem. Agir, em relação à empresa, como se nada tivesse acontecido em sua vida pode passar uma impressão errada de que você não dá a devida atenção ao seu bebê e que, por isso, pode não ser tão responsável quanto imaginavam. Em resumo: não force a barra e respeite as necessidades da sua família antes de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário