Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mais da metade dos domicílios têm carro ou moto, diz Ipea
Levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quinta-feira (24) aponta que 54% dos domicílios no Brasil têm carro ou motocicleta disponíveis para o deslocamento dos moradores. O estudo do Ipea é baseado em dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad) de 2012 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos responsáveis pela análise, o pesquisador Carlos Henrique de Carvalho, afirmou que esta é a primeira vez que a maioria dos domicílios conta com um veículo próprio. "O Pnad de 2012 é o primeiro que registra uma taxa maior que 50%. Agora foi de 54%, mas antes estava ficando na casa dos 40%".


Comparando dados do Pnad de 2008 com 2012, houve um aumento de nove pontos percentuais na quantidade de casas com veículos particulares. O índice era de 45% há cinco anos.

Para Carvalho, a taxa de motorização está aumentando em todas as classes sociais. "Os mais ricos estão com mais carros, mas o mais pobres também. Então, pelo menos, no final das contas, isso é positivo, porque cresceu para todo mundo".Segundo o Ipea, esse número mostra o aumento do uso de veículos particulares para deslocamentos por parte da população brasileira, em detrimento do uso do transporte público.
O instituto chama a atenção, durante a análise, para uma possível piora no trânsito das grandes cidades, e ressalta que é preciso que o governo tenha políticas públicas eficientes para minimizar os transtornos causados pelo aumento do transporte individual.
O estudo mostra que em 45% das casas urbanas há um carro. Já na área rural esse índice cai para 28%. Na zona rural, as motocicletas  estão presentes em 33% dos lares. Se considerados todos os lares brasileiros, as motos estão em 20,1% das casas.


Veículos por faixa de renda
No faixa de renda de até um quarto do salário mínimo per capita, 28,2% das famílias têm carro ou moto. A quantidade de veículos particulares dessa parcela da população cresceu 10 pontos percentuais do Pnad de 2008 para o de 2012.

Entre as famílias que têm até meio salário mínimo por pessoa, 35% têm veículos privados. Em 2008, o percentual era de 23%.
Quanto maior a renda das famílias, menor a quantidade de motos e maior a de carros, segundo o Ipea. Nos lares cuja renda por pessoa é entre um e dois salários mínimos, 39,6% têm carro, 10,6% têm moto e 11,4% têm os dois. Já nos domicílios em que cada pessoa tem renda de mais de cinco salários mínimos, 76,6% têm somente carro, 1,2% apenas motocicleta e 10,8% têm ambos.


Quantidade por estado
O estado de Santa Catarina é o que registrou mais domícilios com carros ou motos particulares: 74,3%. Em seguida, vêm Paraná e Distrito Federal, com 67,7% e 64,1%  respectivamente.

A taxa mais baixa no país foi registrada em Alagoas. De todos os lares no estado alagoano, 32,4% possuem um veículo. As regiões Norte e Nordeste são justamente as de menor motorização por domicílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário