Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 13 de outubro de 2013

PEQUENOS PRODUTORES DE RIACHO DAS ALMAS FAZEM SILAGEM PARA ALIMENTAR O GADO

Em Riacho das Almas, os pequenos produtores de gado da zona rural já começam a se preparar para o próximo verão. Em vários sítios do município, os produtores estão estocando silagem, que é o material resultante da conservação de forragem para alimentação animal, baseado na fermentação da matéria vegetal estocada. A forragem é feita com a palha que sobra das lavouras após o cultivo de milho, misturada a pastos como capim e sorgo. O material é triturado com o auxílio de máquinas forrageiras e siladeiras, e estocado sob lonas nas áreas rurais.

De acordo com dados da secretaria municipal de agricultura de Riacho das Almas, estima-se que em Riacho das Almas os produtores rurais tenham produzido, em todo o município, aproximadamente 150 toneladas de silagem. O material servirá para alimentar as animais a partir do mês de dezembro, quando o período de estiagem se tornar mais severo, e o pasto da região não for suficiente para alimentar o gado. Cada agricultor produziu em média, silos com aproximadamente quatro mil quilos de forragem.



Um dos agricultores que está estocando silagem para alimentar os animais é seu Antônio José da Silva. Morador do Sítio Camurim, ele tem 60 cabeças de gado, que cria junto com os quatro filhos. O agricultor confeccionou um silo com aproximadamente quatro toneladas: “Quando o verão chegar, uma parte do gado ainda vai ser alimentado mesmo com o pasto seco do sítio, junto com a vagem de algaroba, tudo isso ajuda muito o gado. O silo vai para o gado de leite e de engorda.”, explicou. Seu Antônio tem 12 vacas leiteiras, e vende o leite produzido por R$1,20 o litro. 

A forragem guardada nos silos dura em média um ano, e é rica em nutrientes para os animais, que gostam muito da ração. Além de representar uma alternativa para o aproveitamento da palha resultante das safras de milho anteriores, é uma alternativa de qualidade para garantir a saúde do rebanho do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário