Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

'Festival Viva Dominguinhos' pretende reunir artistas do forró tradicional

Evento foi lançado nesta última terça-feira (12) durante aniversário do sanfoneiro.
Shows serão realizados na atual Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

O Festival Viva Dominguinhos deve ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de abril em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Lançado nesta quarta-feira (12), quando o garanhuense completaria 73 anos, o evento pretende reunir amigos e discípulos que preservem os aspectos do forró tradicional, marcado pela sanfona, triângulo e zabumba.
Praça é conhecida por abrigar o principal palco do Festival de Inverno. (Foto: FH Studios/ PMG)
Segundo a assessoria de imprensa, a comemoração será realizada anualmente na Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara) e foi escolhido o mês de abril porque é quando a temperatura na 'Cidade das Flores' começa a ficar bem mais amena. Também será outra oportunidade para compor a grade de festivais do município, que conta com o aclamado Festival de Inverno, além do Jazz Festival, Festival da Jovem Guarda, Festival de Teatro, Festa do Caju de Miracica, Luau Quatro Estações, Festival de Literatura, Motofest e Natal Luz.
Comemorações
Garanhuns festeja nesta quarta-feira aniversário de nascimento de José Domingos de Moraes, o Dominguinhos. Ele morreu em julho de 2013 e o corpo foi levado em setembro para a terra natal. A última parte da comemoração será uma missa às 19h30, na Catedral de Santo Antônio.

Durante a manhã, o músico Mourinha do Forró homenageou o sanfoneiro no mausoléu, no Cemitério São Miguel. Ele cantou “Saudade de Dominguinhos”, canção biográfica que também retrata o sentimento dos discípulos. Em frente à prefeitura, apresentaram-se a Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e um grupo de sanfoneiros. Neste local ainda foi lançada a votação para escolha do local onde ficará a estátua do mestre, feita pelo artesão José Veríssimo. Ela será inaugurada durante o 'Festival Viva Dominguinhos'.
Hino nacional foi cantado enquanto os restos mortais do cantor eram levados para o mausoléu (Foto: Jael Soares/G1 Caruaru)

Por volta do meio-dia, foram exibidos trechos exclusivos do documentário “Dominguinhos” e da websérie “Dominguinhos +”. O primeiro tem imagens do sanfoneiro contando a própria história e o segundo traz depoimentos de parceiros dele, como Yamandu Costa, Hermeto Pascoal, Djavan, Lenine, João Donato e Gilberto Gil.
Via internet, na página oficial no Facebook, a prefeitura está ainda lançando cartões com trechos do livro “O Neném de Garanhuns”, do historiador Antônio Vilela, conhecido por retratar temas do Agreste e Sertão do estado, como em “O incrível mundo do cangaço”. A obra que trata da vida de garanhuense está prevista para ser lançada neste ano. O mesmo deve ocorrer com aqueles vídeos, produzidos pela paulistana Big Bonsai.
Votação
Duas urnas da Rede Globo estão no município para a votação que escolherá o local da estátua de Dominguinhos. A partir desta quarta, uma fica na frente da prefeitura e a outra é itinerante, obedecendo à seguinte programação: Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), neste dia 12; Espaço Colunata, em 13, 14 e 15; Relógio das Flores, no dia 16; e, em 17, 18 e 19, a urna estará no Parque Euclides Dourado. As opções são: Praça Cultural Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara), entrada da cidade (BR-423) e Avenida Rui Barbosa, em frente ao hotel em que o artista se apresentava com os irmãos e onde conheceu Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário