Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sábado, 22 de fevereiro de 2014


Estudo diz que 4G da Claro é o mais 

rápido do mundo, mas também um dos 

mais difíceis de acessar





Antena de celular em prédio do Centro do Rio
Foto: Gustavo Stephan / O Globo





Estudo divulgado na quinta-feira pela OpenSignal, empresa que monitora qualidade da cobertura celular, afirma que a rede 4G da Claro no Brasil é a mais rápida do mundo, atingindo velocidade média de download de 27,8 Mbps. Mas o 4G da operadora brasileira é também o terceiro pior do planeta em disponibilidade, pois seus assinantes só conseguem acessar a rede durante 42% do tempo. A pesquisa completa pode ser baixada neste link.
A OpenSignal analisou a situação da conectividade LTE (sigla em inglês para Long Term Evolution, tecnologia mais difundida de 4G) oferecida por 40 operadoras em 16 países. No Brasil, apenas os serviços de Claro e Vivo foram avaliados. Por e-mail, o co-fundador da OpenSignal James Robinson explicou que foram feitos 6.389 testes com a rede da Claro a partir de 678 usuários; e 2.847 testes com a da Vivo, por meio de 589 assinantes. Oi e TIM não foram avaliadas porque a OpenSignal não tinha disponíveis mais de 700 testes válidos, limite mínimo para inclusão no relatório.

A companhia utilizou dados registrados por seis milhões de usuários de sua plataforma durante a segunda metade do ano passado. Dois quesitos foram levados em consideração: velocidade de download e proporção do tempo em que a rede 4G está disponível, que permite inferir as condições de cobertura.

“A Claro Brasil tem a rede LTE mais rápida do mundo, alcançando média de download excepcionalmente rápida de 27,8 Mbps - embora seu parco desempenho em relação ao ‘tempo na LTE’ mostra que a implementação (da sua rede 4G) está longe de ser concluída”, avalia a pesquisa. “Nosso gráfico mostra que a Claro Brasil registra velocidades muito rápidas mas que sua cobertura é extremamente limitada.”
Isso significa que, na maior parte do tempo, os assinantes do 4G da Claro acabam na verdade tendo acesso a redes mais lentas, como 3G e Edge.
A rede da Vivo ficou na 31ª posição entre as 40 operadoras pesquisadas no que diz respeito à velocidade de download, atingindo média de 9,7 Mbps. Com relação à disponibilidade da rede, a Vivo se saiu muito melhor que a Claro, ficando na 25ª posição, permitindo acesso ao 4G em pouco mais da metade do tempo (51%).

Na média dos países, o resultado obtido pela Claro acabou colocando o Brasil na terceira posição no quesito velocidade do 4G, com média de 21 Mpbs, atrás apenas de Austrália (24,5 Mbps) e Itália (22,2 Mbps). Os Estados Unidos, por sua vez, possuem o segundo 4G mais lento do mundo, com média de 6,5 Mbps, melhor apenas que as Filipinas (5,3 Mbps) entre os 16 países pesquisados.

“As redes americanas tiveram desempenho fraco no quesito velocidade - com a operadora Metro PCS registrando as velocidades mais lentas entre todas as operadoras, possivelmente um resultado de sua pequena alocação de espectro, que usa frequência de 5MHz enquanto a maioria das operadoras dos EUA usa 20 MHz”, disse o estudo. 

Em termos de disponibilidade de rede, o Brasil se saiu mal, ficando na terceira pior colocação, com média de 45%, à frente apenas de Rússia (42%) e Filipinas (38%). Os campeões foram Coreia do Sul (91%), Suécia (88%), Hong Kong (74%) e Japão (68%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário