Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Esclerose Múltipla: saiba quais cuidados devem ser tomados na hora de viajar



100193860
Temporada de férias. Verão. Carnaval. A possibilidade de dar um tempo na rotina, viajar, descansar em um ambiente diferente, quem sabe até em outro país. Com um bom planejamento e dinheiro guardado, tudo isso é possível, inclusive para quem recebeu do médico o diagnóstico intimidador de Esclerose Múltipla. Apesar de ser uma doença neurológica, autoimune e de causas desconhecidas, não deve ser tratada como uma sentença.

A qualidade de vida é um fator importante a ser levado em conta, como assegura o neurologista do Hospital Albert Einstein e coordenador do Centro de Atendimento e Tratamento da Esclerose Múltipla da Santa Casa de São Paulo (CATEM), Charles Peter Tilbery. “Claramente, a satisfação emocional de uma viagem trará ao paciente bem-estar”, diz.
CUIDADOS
Segundo ele, é necessário, nesses casos, adotar alguns cuidados, para que a viagem seja mais prazerosa, o primeiro deles: o planejamento da viagem. “Pacientes com intolerância ao calor devem evitar destinos que apresentem claramente temperaturas elevadas”, recomenda.  Isso por que pode ocorrer uma piora nos sintomas da doença por causa do calor, como fadiga, dor, urgência urinária e sonolência. A presidente do Movimento dos Pacientes de Esclerose Múltipla, Cleuza Carvalho de Miguel, que possui a doença, assina embaixo. “Pessoas com Esclerose Múltipla devem se atentar para a temperatura do local escolhido para a viagem”.
Já o neurologista lembra que pessoas que possuem a doença são sensíveis ao estresse e, por isso não devem improvisar roteiros, nem escolher roteiros longos com várias conexões. “Aqueles que têm fobias de avião e escolhem roteiros de ônibus ou carro longos devem levar estes fatos em consideração para evitar estresses desnecessários”, orienta.
Outro fator que deve ser levado em conta é o transporte de medicamentos. Muitas pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla utilizam injeções como forma de tratamento. Por isso é necessário pedir ao médico uma declaração justificando a portabilidade do medicamento e relatório da doença. Em viagens para o exterior, é importante obter essa documentação em inglês também. Quanto à conservação do remédio, o médico aconselha manter os produtos na temperatura ambiente. “Basta para tal levar uma bolsa térmica com o medicamento. A duração é de aproximadamente 24 horas”, explica.
Ele ressalta que medicamentos não devem ser colocados na geladeira do avião, pois pode haver congelamento. Além disso, os cuidados relativos à aplicação e higiene devem ser rigorosamente mantidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário