Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Saúde abre inscrições de curso sobre 
parto humanizado
A Secretaria de Saúde de Caruaru abrirá a partir da próxima terça-feira (8) até o dia 11, as inscrições de curso sobre parto humanizado. As aulas são gratuitas e o cadastro pode ser realizado no período da manhã na recepção do prédio da Saúde que fica localizado na Av. Vera Cruz, 654, São Francisco, pelo telefone 3701-1400 ou por email, nep.caruaru@gmail.com.
A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde de Caruaru com a Secretaria de Participação Social. O objetivo do curso é mobilizar tanto a sociedade civil, quanto ativistas a compreenderem e defenderem o parto humanizado. As aulas acontecerão nos 17 e 18 de setembro, no horário das 14hh às 18h no auditório da Secretaria de Saúde e serão ministradas pelo médico e professor da UFPE Izaías Souza, pela psicóloga Verônica Santa Cruz e a doula Sueli Freitas.
De início, o curso será direcionado para as mulheres engajadas em movimentos sociais e comunidades, mas já possui parcerias com o Ministério Público, grupos religiosos e outras entidades que estão incluídas desde a Conferência Municipal de Saúde.
"O principal objetivo da realização deste curso é de conseguirmos mobilizar a população e os movimentos sociais a saírem em defesa do parto humanizado. Para isso, explicaremos o que é esse parto e como beneficia a gestante e o bebê.”, destaca Verônica Santa Cruz, psicóloga.
O primeiro dia contará com a leitura da conjuntura internacional, nacional e municipal do parto humanizado, além da apresentação de um filme sobre o tema e ainda, alguns debates sobre o direito das gestantes. Já no segundo momento, será trabalhado em pequenos grupos qual o papel dos movimentos sociais nessa batalha contra a ideia de o cesáreo é a melhor opção de parto.
Ainda segundo Santa Cruz: “A Secretaria de Saúde já estruturou toda uma linha de cuidado, que vai desde a atenção básica, exames das gestantes na rede, até possíveis transferências para setores de referência, caso necessário. Houve reformas estruturais, capacitação das equipes e contratação para melhor desempenho e atendimento na rede, em várias unidades de saúde, principalmente na Casa de Saúde Bom Jesus. Todos precisam estar cientes do esforço que fazemos por essa causa.”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário