Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

 São Joaquim do Monte em clima de Romaria do Frei Damião
São Joaquim do Monte se prepara para XXII Romaria do Frei Damião
Grande encontro dos romeiros do Nordeste acontece desde 1993 e contou com a participação do frade nas primeiras edições


Com uma vasta programação, que mescla religiosidade popular e cultura nordestina São Joaquim do Monte, no Agreste pernambucano, se prepara para a XXII Romaria do Frei Damião, que acontece entre os dias 03 à 06 de setembro.

Criada em 1993 a tradicional Romaria do Frei Damião, foi idealizada pelo pároco do município da cidade,  Padre Pedro Antônio Filho. “Desde a infância eu ia ao Juazeiro do Padre Cícero e acompanhava as Santas Missões do Frei Damião. Após ser ordenado padre, sonhei com a possibilidade das missões serem realizadas na minha paróquia”, conta o religioso.  Nos três primeiros anos, o a romaria contou com a participação do  Frei Damião, mobilizando romeiros das cidades vizinhas e que só deixou de integrar o evento por decorrência de sua saúde debilitada que cominou com sua morte em maio de 1997.  Deste ao por diante, o padre Pedro resolveu prosseguir com a romaria como um marco anual em memorial a Frei Damião.

O Romeiro do Frei Damião

Ainda na madrugada do dia da Romaria, caravanas começam a chegar em São Joaquim do Monte. Foram horas de viagem num caminhão improvisado (pau-de-arara), ônibus e vans. Cânticos e vivas ecoam nos estacionamentos e pelas ruas da cidade  que praticamente não dorme entre o sábado (véspera) e domingo (dia principal). É possível escutar ao longe os cantos dos peregrinos que chegam inclusive a pé, vindos da zona rural e até de municípios vizinhos.
A subida íngreme para chegar ao Santuário é considerado pelo romeiro ‘um teste de fé’. Nos semblantes dos mais idosos é possível vislumbrar determinação e fé que não é alcançado pelas limitações da idade. Ao chegar na estátua, o romeiro se ajoelha, faz prece, agradece, chora.   

A Romaria
Nos dias atuais, o evento atrai romeiros de diversas cidades de Pernambuco e de Estados vizinhos, a exemplo da Paraíba e Alagoas. Com pouco mais de 22 mil habitantes, a pacata São Joaquim se torna pequenina frente a multidão de peregrinos.  A maratona de celebrações começa sempre cedinho durante os festejos. Todos os dias são recitados o Oficio da Imaculada Conceição que quase sempre é sucedido de uma celebração eucarística ou pelos cânticos das Santas Missões.  É justamente no Santuário que se encontra um grande monumento em homenagem ao Frei Damião de 10 metros de altura construída pelo artista plástico Caxiado. No local também os romeiros encontram a capela, cruzeiro, as pegadas do Frei Damião e Frei Fernando (companheiro de missão do Frei Damião); casa das promessas; local de acolhida aos peregrinos.

Estrutura

O crescimento da Romaria foi acompanhado com investimentos na infraestrutura, nos dias atuais, adequada para receber mais de 100 mil romeiros. A cidade recebe reforço em termos de policiamento, logísticos e de saúde.  

Programação

Nos primeiros anos, a programação da Romaria do Frei Damião se limitava a eventos estritamente religiosos: missas, procissões, confissões, rezas. Com o passar do tempo foram acrescentados shows com atrações religiosas locais e nomes nacionais, a exemplo do Padre Antônio Maria. Atualmente mescla religiosidade e cultura, com shows e apresentações culturais, missas, ofícios, a grande procissão do dia 06 de setembro.  Para Padre Pedro, é importante mostrar ao povo as belezas da cultura nordestina e que Frei Damião gostava, como banda de pífanos, forró pé-de-serra, mazurca, violeiros, repentistas.

Aspectos Econômicos

A economia local recebe um incremento importante, com destaque para os setor gastronômico, que, no dia principal da romaria, percebem  um aumento em 80% das vendas em relação aos demais períodos do ano. Outros setores, a exemplo de artigos religiosos, velas, comemoram o evento. Vale ressaltar que um grande número de vendedores ambulantes se instalam em locais determinados pela produção da romaria, onde é possível se encontrar de tudo: roupas, panelas, calçados, artigos de perfumaria, imagens, eletrônicos se configurando uma grande feira bem diversificada.


O Grande Dia (“DIA D”)

Quando é chegado o domingo, considerado o principal dia da festa ("DIA D"), caravanas começam a lotar a cidade nas primeiras horas da manhã e vão se sucedendo, numa intensa movimentação.

A procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, considerada padroeira dos romeiros, percorre as principais ruas da cidade, durante o percurso muitas são manifestações de fé, alguns caminham descalços, outros rezam o terço, alguns apenas acenam com o chapéu de palha em sinal de agradecimento.

Ao final da procissão a missa de encerramento é realizada com cânticos festivos feitos especialmente para a romaria, o momento de meditação é sempre sobre os ensinamentos do Frei Damião. O Canto do Adeus e uma grande queima de fogos marcam o encerramento da Romaria.

Expectativa 2015

A Romaria do Frei Damião segue desde sua criação uma linha ascendente de público estimado. De acordo com a organização do evento, passarão por São Joaquim do Monte durante os quatro dias de romaria, cerca de 480 mil pessoas, com a concentração maior de 80 mil romeiros no dia 06 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário