Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Estudantes da zona rural de Petrolina desenvolvem projeto capaz de acabar com água salobra

estudantes rajada

Estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Cícero de Amorim, situada no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, desenvolveram um projeto capaz de diminuir e até acabar com o sal contido na água. Trata-se de um dessalinizador que, aquecendo o líquido, deixa para trás apenas a salinidade no recipiente. Segundo os criadores, o objeto foi pensado devido à crise hídrica e idealizado para remover os índices de sal das águas nos mananciais e reservatórios.
A professora e orientadora dos alunos, Williana Alves de Brito, explica que o princípio do dessalinizador não é novo, mas duas coisas chamam a atenção: foi criado exclusivamente por alunos menores de 13 anos e mostra que é possível utilizar a água dos mares e dos subterrâneos – essa última, uma peculiaridade do Sertão pernambucano.
Desenvolvido por quatro alunos, o processo de dessalinização da água começa a partir de uma caldeira de armazenagem da substância salobra, que, aquecendo-a, passa por uma mangueira de evasão até chegar ao receptor do líquido purificado. Para a criação do dessalinizador, os jovens cientistas precisaram estudar o princípio do estado físico da água e como colocá-lo em prática.
O projeto foi apresentado na 1ª Feira de Ciências do município, ocorrida no último mês, e está concorrendo ao primeiro lugar da Mostra na modalidade Práticas do dia a dia. De acordo com eles, o dessalinizador continuará a ser aperfeiçoado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário