Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 24 de julho de 2015

PROFESSORES DA UFRPE VISITAM DESSALINIZADOR MOVIDO À ENERGIA SOLAR EM RIACHO DAS ALMAS

11745454_681895551940817_1699575045528854014_n
A Prefeitura de Riacho das Almas recebeu na manhã desta quinta-feira (23), a visita de dois professores e coordenadores dos núcleos de pesquisa e integração comunitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os professores Ana Marinho e Abelardo Montenegro vieram do Recife conhecer o sistema de dessalinização implantado no Sítio Camurim, destaque nacional por ser o primeiro dessalinizador da América Latina movido à energia solar.

De acordo com Abelardo, que além de pesquisador é também professor da área de recursos hídricos do departamento de engenharia agrícola da universidade, o interesse em conhecer melhor o equipamento surgiu a partir de uma conversa com o secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco Almir Cirilo: “Nosso objetivo é melhorar o intuito sustentável do dessalinizador, fazendo um aproveitamento integrado usando principalmente o resíduo poluidor, que é a água salgada que sobra após o processo de dessalinização. A ideia é envolver a universidade e a comunidade fazendo uma gestão participativa”, explicou.
Em um projeto piloto, a ideia é viabilizar a produção de peixe, camarão e o cultivo de lavouras usando a água que sobra do processo de dessalinização. Os peixes e camarões seriam comercializados pela própria comunidade, pagando os custos de manutenção do dessalinizador e principalmente gerando renda para as famílias que utilizam o sistema. Já o cultivo de plantas halófitas – que são tolerantes e se adaptam muito bem à água salgada – serviria para a produção de ração para caprinos, ovinos e bovinos criados na região, garantindo a manutenção de pasto também nas épocas de estiagem.
O cronograma para a implantação do projeto ainda está em fase de estudo, e envolverá além da comunidade local, os professores e estudantes de vários cursos da UFRPE, como agronomia, engenharia ambiental, engenharia agrícola e zootecnia.
Da Prefeitura de Riacho das Almas

Nenhum comentário:

Postar um comentário