Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sábado, 18 de julho de 2015

A CULPA É DOS OUTROS


“Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala".


Partindo dessa frase, trago aqui à tona questões como corrupção, violência e impunidade no Brasil. E é impressionante que quando se fala sobre esses temas, quase todos são rápidos em apontar culpados. A culpa é dos políticos, das leis vigentes, da polícia, dos advogados que defendem os senhores do crime, daRede Globo, das estrelas ou qualquer coisa que sirva como bode expiatório. O que fica notório é que poucos trazem a responsabilidade (ou ao menos parte dela) para si mesmo.

Alguns que repetem que todo político é ladrão são aqueles que ficam hipnotizados quando escutam a"lambadinha".Servem de bichos adestrados atrás de um reboque, são massa de manobra propagandista ou apoiam determinado candidato visando única e exclusivamente interesses próprios (um emprego na prefeitura, no hospital, na escola, etc.). 

Existem políticos desviando dinheiro da educação do seu filho, da saúde e segurança de sua família. Mas houve um processo que os colocaram onde estão. Obviamente que não devemos ignorar que grande parcela da população é extremamente carente e leiga no que se refere à política. Alguns tornam ainda mais caótica à situação, não por maldade, mas por desconhecimento ou necessidade.

Em muitos casos, pessoas que acusam nossa polícia de corrupta são as mesmas que compram produtos frutos de roubo, que dirigem sem CNH ou alcoolizadas, que são cúmplices ou envolvidas com coisas ilícitas. Devemos cobrar mais eficiência e transparência, mas sem fazer nossa parte, será um discurso vazio, inútil. Reclamar que a cidade está suja e jogar seu lixo na rua é irracional e irresponsável.
 
Todos querem leis mais justas! Para serem aplicadas aos outros, claro. É a velha história de dois pesos e duas medidas. Um filho do vizinho que cometeu um crime merece cadeia ou então a morte. Sendo um filho nosso, apesar da revolta e desgosto, talvez mereça um advogado, conselhos e visitas. Trinta anos de cadeia para outro é pouco. Quando envolve um dos nossos, talvez se tratede uma injustiça. Afinal, muitos cometeram crimes bárbaros e estão soltos, não é mesmo? 

Cresci ouvindo que advogado é uma das profissões mais sujas. Não são eles que por dinheiro entram em defesa de assassinos, estelionatários e chefes de quadrilha? Impressiona-me ainda não ter visto um vídeo no Youtube apontando a OAB como uma organização que visa dominar ou já domina o mundo. 
Teorias conspiratórias a parte, sabemos que para muitas pessoas, advogado é sinônimo de algo imprestável. O curioso é que quando elas necessitam, vão correndo atrás de um. Vai entender.

Há quem venda o produto roubado por que há o receptor; o político se elege comprando votos por que há quem venda; o policial recebe propina por que há quem pague; existe o traficante por que há quem remunere seu salário. E assim sucessivamente. Paremos de sempre colocar a culpa nos outros e admitir nossa contribuição em determinadas situações. Caso contrário, seremos apenas hipócritas atacando aquilo que nós mesmos alimentamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário