Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Jogos Indígenas de Pernambuco reúnem cerca de 300 índios no Sertão

Aproximadamente 300 índios disputarão, a partir desta quinta-feira (16), os Jogos Indígenas de Pernambuco 2015. O evento será realizado na cidade de Petrolândia, no Sertão do Estado. A competição vai contar com futebol masculino, futsal feminino, arco e flecha, cabo de guerra, corrida de maracá, 100m rasos, caminhada da guerreira, arremesso de lança, bate gancho (luta) e canoagem. Serão quatro dias de disputas esportivas e festejos culturais, promovendo assim a identidade étnica dos povos em um grande evento.
A intenção da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco é aproveitar a realização da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, neste ano, entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro, em Palmas, no Tocantins, para impulsionar a prática esportiva nos índios locais.
“Esses povos possuem uma riqueza cultural e esportiva muito grande. Isso precisa ser preservado. Os Jogos Indígenas de Pernambuco servem para desenvolver um intercâmbio entre eles, valorizando e fortalecendo suas tradições e ritos”, afirmou o secretário Felipe Carreras.
Os Jogos Indígenas 2015 contarão com a presença de povos de oito cidades, sendo eles Atikum, de Salgueiro, Atikum, de Carnaubeira da Penha, Entre Serras e Pankararu, de Tacaratu, Entre Serras Pankararu, de Petrolândia, Fulni-ô, de Águas Belas, Pankará, de Carnaubeira, Pankaiwká, de Jatobá, e Pipipã, de Floresta.
Entre as atividades que mais devem chamar a atenção do público estão o arco e flecha e a caminhada da guerreira, quando as mulheres correm com um pote de água na cabeça. O arremesso de lança e o bate gancho, a luta indígena, também promete atrair a atenção dos curiosos. A corrida de maracá, o chocalho utilizado pelos índios, é outra modalidade diferente e que será realizada nos Jogos.
Após as disputas esportivas, os povos se reúnem para os ritos sagrados, as comemorações e o intercâmbio cultural. Até mesmo o público é convidado a participar e conhecer um pouco mais da cultura dos povos, que vão desde a dança, ao artesanato, às músicas e aos costumes próprios de cada comunidade indígena, fechando cada dia de uma forma especial e única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário