Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 5 de abril de 2015

CONTA DE LUZ VAI SUBIR ATÉ 30,4%

Já estamos em abril, mas o sentimento é de que o ano acaba de começar, devido aos sucessivos aumentos. Depois da inclusão das bandeiras tarifárias e do acréscimo extraordinário na tarifa, os pernambucanos precisarão se preparar para mais um incremento na conta de luz. Segundo fontes ouvidas pela Folha, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pleito de reajuste médio de 30,4%, a maior dos últimos onze anos.

O novo aumento entra em vigor no próximo dia 29, quando será revelado quanto cada faixa de tensão terá de reajuste real. Surpresa indigesta para o consumidor residencial, que atualmente está pagando R$ 0,49 por quilowatt/hora, mais bandeira tarifária e encargos, mas não para os clientes do setor de comércio. Segundo o economista do Instituto Fecomércio de Pernambuco, Rafael Ramos, o índice já vinha se desenhando desde o ano passado.

O especialista explicou que em dezembro o reajuste acumulado em um ano na conta de energia elétrica no País era de 17,06%, enquanto que no Recife somava 17,56%. Em fevereiro deste ano, a capital ultrapassou o dado nacional e registra um acréscimo de 32,03%, contra 30,27% do Brasil. “Não é uma surpresa essa solicitação acima dos 30%, na verdade confirma uma tendência que estamos analisando desde o fim de 2014. A conjuntura econômica já apontava isso. O fato é que os empresários terão um aumento considerável nos custos, o que reduzirá investimentos e lucros”, argumentou Ramos.

Por está em um ano de aperto na economia, o especialista não descarta o crescimento no número de demissões do setor. “Será necessário compensar esse custo de alguma forma, e, certamente, enxugar a folha poderá ser uma das estratégias, já que não há tantas opções para o empresário”, previu Ramos.

Maior afetado em termos percentuais pelos aumentos na conta de luz, o setor industrial todo ano espera um reajuste acima do que é registrado para os demais. Entretanto, para o presidente em exercício da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco (Fiepe), Anísio Coelho, média de 30,4% surpreendeu. “Precisamos sentar para discutir o assunto, há pouco tempo tivemos aumento na bandeira tarifária. A energia é um insumo essencial para qualquer indústria, infelizmente o empresário terá que absorver mais esse custo”, lamentou.

Por meio de nota, a Celpe alegou que a Aneel não solicita índices de reajuste, que as empresas apenas encaminham as informações para elaboração do cálculo feito pelo órgão. A Aneel, no entanto, informa que a apresentação de um pedido é facultativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário