Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 26 de abril de 2015

Vacinação contra gripe começa segunda-feira em Pernambuco

Mais de 2 milhões de pessoas devem ser imunizadas contra a Influenza em Pernambuco a partir da próxima segunda-feira (27) até o dia 22 de maio.

A campanha de vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) tem como alvo um grupo prioritário, que inclui crianças de seis meses a menores de cinco anos, mulheres grávidas ou que tiveram filho a até 45 dias, idosos, trabalhadores de saúde, presos e funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais (diabéticos, transplantados, obesos, doentes cardíacos, renais e hepáticos, entre outros), além de indígenas.
A vacina protege por cerca de 12 meses, por isso deve-se realizar campanhas anualmente. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (PEI/SES), Ana Catarina de Melo, a vacina é eficiente contra três vírus da gripe: o vírus A – Califórnia, o A – Sul da Austrália e o B.
“Todo ano é feita uma pesquisa para saber quais são os vírus com maior circulação no mundo, para colocar na composição da vacina”, explica. No ano passado, 1,7 milhão de pessoas – correspondente a 91,28% da população – foram imunizadas no Estado. A meta da pasta é imunizar 80% da população até o fim da campanha de 2015.
Em Pernambuco, mais de 10 mil pontos, entre unidades de saúde e postos volantes estarão aptos a fazer vacinação. Deve-se atentar para as contra-indicações: quem tem alergia a ovo e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não podem recebê-la. Pessoas que estiverem com febre moderada ou grave devem esperar até estarem se sentindo bem.
No dia 9 de maio, será realizado o Dia D da campanha, quando os municípios disponibilizarão postos em centros comerciais, feiras livres, escolas, entre outros.
Dados do Ministério da Saúde revelam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário