Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 15 de abril de 2015

19 municípios pernambucanos podem ter novos casos da Doença de Chagas

 
O "barbeiro" é o transmissor da doença.

Dezenove cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco correm risco de ter novos casos de doença de Chagas, a que é transmitida pelo inseto barbeiro. O número foi divulgado há pouco pelo Programa Sanar, da Secretaria Estadual dé Saúde, que cuida de doenças negligenciadas. Segundo o coordenador do programa, Alexandre Menezes, os municípios reúnem índice alto de infestação dos imóveis pelo vetor, presença de colônia dos insetos nos domicílios ou moradores já infectados. Na década passada o Brasil ganhou certificado do fim da transmissão da doença pelo Triatoma infestans, mas há outras espécies de barbeiro que passa a doença ao picar humanos.

Geralmente, a doença só dá sinais na fase crônica, com insuficiência cardíaca ou problemas digestivos. O dia especial existe para marcar o aniversário (agora de 106 anos) do dia em que o pesquisador brasileiro, Carlos Chagas, comunicou sua descoberta à comunidade científica.

Nos 19 municípios com risco de transmissão, considerados prioritários, o Sanar pretende apoiar as ações municipais de controle do inseto e capacitar profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento inicial. Estão na lista Limoeiro, Afrânio, Dormentes, Orocó, Petrolina, Tabira, Carnaíba, Iguarai, Itapetim, Quipapá, Salgueiro, Terra Nova, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, São José do Egito e Serra Talhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário