Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 10 de julho de 2014

FENEARTE: Apreensão de produtos indígenas gera polêmica entre artesãos e consumidores

índios

Uma ação da Polícia Federal e do Ibama apreendeu cerca de 500 produtos indígenas na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções, em Olinda, na tarde dessa quarta-feira (10). As autoridades alegam que os materiais levados como brincos, pulseiras e canetas, foram feitos com penas de animais silvestres. A operação chamada Moda Triste faz parte de uma iniciativa do Ibama em nível nacional.

Durante o ato, ninguém foi detido. Fiscais do órgão isolaram o corredor oito da feira, onde índios de diversas tribos comercializam produtos. A comerciante Maria Cícera está ligada à tribo Xucuru, de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. Muito emocionada, ela fala que  a ação da polícia causou constrangimento. O vendedor Emanuel Marcos da tribo Terena, do Mato Grosso do Sul, diz que os índios pretendem reaver o material apreendido.

Os produtos estão guardados em um caminhão e depois serão levados para a Polícia Federal. Uma reunião com representantes da  Funai, do Ibama e da PF está prevista para às 10h desta quinta-feira (10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário