Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Doações caem quase 50% no Hemope Caruaru e situação preocupa

O Hemocentro Caruaru, no Agreste pernambucano, continua com o estoque abaixo do normal. Segundo a captadora Verônica Arruda, a situação é preocupante, pois as doações caíram 47% após o período de São João e Copa do Mundo. Sendo apenas 160 doações por dia, quando a necessidade atual é de 300 captações diárias. “Nós temos que abastecer 32 municípios e a saída do sangue é muito grande”, alerta.
Os homens podem doar a cada três meses, já com as mulheres a doação só pode ser repetida de quatro em quatro meses.
Após o processo de doação, é feito a classificação sanguínea para identificar o grupo que o sangue se enquadra e teste sorológicos.
As doações podem ser feitas na sede do hemocentro Caruaru, na Avenida Oswaldo Cruz, ao lado do Hospital São Sebastião. O atendimento é feito das 7h30 às 17h, de segunda a sexta.

Para ser um doador, além de ter uma atitude altruísta, é preciso que você cumpra alguns requisitos.

1. Identificação - É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.
2. Idade - O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.
3. Peso - O doador deve pesar no mínimo 50 kg.
4. Pulso - Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.
5. Menstruação - Não contra-indica a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.
6. Alimentação - O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).
7. Saúde - É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.
8. Atividades - O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário