Pesquisadores apresentam técnica infalível para uma alimentação saudável
Em sua dissertação de mestrado, Flávia Gonçalves Micali, nutricionista, organizou um trabalho com pesquisadores do curso de Nutrição da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP que identificou o impacto no uso de imagens e técnicas de memorização para melhorar a alimentação da população. O resultado foi positivo e mudou a rotina alimentar de 100% das participantes.
A pesquisa usou imagens associadas à informação escrita e verbal, de forma a favorecer a atenção e a memória. A composição das figuras foi baseada em estudos sobre o consumo alimentar diário da população, que indicaram pobreza de frutas, verduras e legumes e o crescimento na ingestão de açúcar, sal e gorduras, presentes em produtos processados.
No trabalho realizado, 33 mulheres foram classificadas como magras e obesas, de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC), e todas tiveram o acesso à 20 imagens com os seguintes temas: Vida doce, Cuidando do açúcar; Comer bem fazendo as melhores escolhas; Comida gostosa e com pouca gordura e Cuido de mim com comida saudável.
As ilustrações tinham o objetivo de apresentar os aspectos negativos e positivos da alimentação, respeitando os princípios nutricionais.
Após 60 dias, notou-se uma mudança significativa na vida de todas as participantes, que alteraram seus hábitos alimentares. Desta forma, comprovou-se que a veiculação de mensagens é eficaz para a orientação alimentar e nutricional bem sucedida.
As imagens serão disponibilizadas em breve na internet, para permitir aos demais nutricionistas fazerem uso delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário