Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sábado, 1 de março de 2014

Balão com câmeras vai monitorar desfile do Galo da Madrugada


Basta uma pessoa para operar o equipamento (Foto: Luna Markman/G1) 
Empresas pernambucanas e paulista desenvolveram o produto, a partir de um sistema israelense. 

Um balão com câmeras vai ajudar orgãos de segurança pública no monitoramento do Galo da Madrugada, que desfila neste sábado (1°), no Centro do Recife.  A tecnologia inédita em Pernambuco já está instalada no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, de onde parte o desfile, e foi testada na manhã desta sexta (28).
O equipamento funcionará das 7h às 19h do sábado, filmando a uma altura de 100 metros. Ele tem um alcance de 10 quilômetros, capaz de cobrir da Ponte do Pina à Rua da Aurora.
O chamado balão cativo será usado de forma experimental, sem custo para a Prefeitura do Recife. As imagens feitas por ele serão enviadas à Central de Monitoramento da Secretaria de Defesa Social (SDS), que já recebe material de outras 756 câmaras espalhadas pelo Recife.
"Constatado um foco de conflito ou ocorrência de socorro, nós vamos acionar as patrulhas da Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal e a que estiver mais próxima vai ao local. O balão é um reforço nessa operação", explicou o comandante da Guarda Municipal, Marcílio Domingos.
O balão cativo foi desenvolvido pelas empresas pernambucanas Elcoma e Vectra e a paulista Altave, que utilizaram um sistema israelense com duas câmaras. "Uma é de TV, a cores, e a outra é infravermelha em alta definição, capaz de localizar pontos de calor em ambientes escuros. O balão funciona como uma torre flexível e móvel, que pode chegar a uma altura de até 300 metros", explicou o diretor da Altave, Leonardo Nogueira.
O material do equipamento é à prova de água e blindado e, caso seja furado, consegue permanecer no ar por duas horas. Uma pessoa só é suficiente para operar a máquina.
Nogueira citou que o balão foi usado, em 2013, no monitoramento do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, no Sambódromo, na final da Copa das Confederações, no Maracanã, e também na final da Libertadores, no Mineirão, entre outros eventos.
De acordo com o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, o uso do balão no Galo será uma espécie de teste. "Não deu tempo de a gente fazer a licitação para contratar o serviço para este carnaval e as empresas doaram de forma experimental. A ideia é usá-lo nos próximos grandes eventos, como São João e Copa", disse. Para usar o balão durante todo o carnaval, o governo teria que desembolsar R$ 150 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário