A causa da queda nos serviços da Microsoft, Outlook.com e SkyDrive, foi uma falha de cache. O erro causou problemas de desempenho no serviço de e-mail e também no armazenamento de dados online. A companhia de software afirmou ainda no domingo (18) que o antigo Hotmail voltou a funcionar também em smartphones e tablets, restaurando em 100% o acesso. Usuários do e-mail e do serviço de HD virtual não estavam conseguindo acessar suas mensagens desde a última quarta-feira (14) em desktops e dispositivos móveis.
Outlook.com e SkyDrive já voltaram a funcionar em desktops, garante Microsoft.
A Microsoft afirmou que uma falha no serviço de cache dos dispositivos que utilizam o Exchange ActiveSync, incluindo a grande maioria dos smartphones do mercado, foi a grande responsável pelos problemas. O cache é utilizado justamente para facilitar e tornar mais rápido o acesso aos servidores. Mas, quando há uma falha, o serviço fica sem comunicação com o usuário. As tentativas de fazer o login se sucedem, mas não há conexão entre o computador da pessoa e os servidores da Microsoft. Além do e-mail, o SkyDrive também ficou inacessível para visualização e compartilhamento de arquivos em várias plataformas.
“Para estabilizar o serviço, bloqueamos o acesso ao Exchange ActiveSync. Isso permitiu que restaurássemos o Outlook.com pela web e também as características do SkyDrive. Isso aconteceu algumas horas após a queda do serviço inicialmente. Depois, restauramos o acesso móvel lentamente, o que aumentou o período de impacto da queda”, explicou a empresa.
Outlook.com e SkyDrive já voltaram a funcionar em desktops, garante Microsoft.
A Microsoft afirmou que uma falha no serviço de cache dos dispositivos que utilizam o Exchange ActiveSync, incluindo a grande maioria dos smartphones do mercado, foi a grande responsável pelos problemas. O cache é utilizado justamente para facilitar e tornar mais rápido o acesso aos servidores. Mas, quando há uma falha, o serviço fica sem comunicação com o usuário. As tentativas de fazer o login se sucedem, mas não há conexão entre o computador da pessoa e os servidores da Microsoft. Além do e-mail, o SkyDrive também ficou inacessível para visualização e compartilhamento de arquivos em várias plataformas.
“Para estabilizar o serviço, bloqueamos o acesso ao Exchange ActiveSync. Isso permitiu que restaurássemos o Outlook.com pela web e também as características do SkyDrive. Isso aconteceu algumas horas após a queda do serviço inicialmente. Depois, restauramos o acesso móvel lentamente, o que aumentou o período de impacto da queda”, explicou a empresa.
O caso serviu também para que a Microsoft alterasse alguns procedimentos no processo de acesso aos serviços: uma mudança é de aumentar a banda utilizada pelos sistemas e a segunda é a alteração no modo como os servidores se comportam quando há uma falha do Exchange ActiveSync. A companhia também pediu desculpas pelos problemas no serviço.
“Vamos continuar a monitorar o sistema e fazer mudanças necessárias para mantê-lo saudável. Agora, estamos novamente 100% para todos os dispositivos. Gostaríamos de pedir desculpas a todos que foram afetados e agradecemos a paciência mostrada”, completou.
“Vamos continuar a monitorar o sistema e fazer mudanças necessárias para mantê-lo saudável. Agora, estamos novamente 100% para todos os dispositivos. Gostaríamos de pedir desculpas a todos que foram afetados e agradecemos a paciência mostrada”, completou.
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