Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 25 de agosto de 2013

Pernambuco vive expectativa de mudança na saúde
medicosA população estar torcendo pra que este novo sistema de saúde que está chegando ao Brasil e especial também a Pernambuco der muito certo. Os comentários nas ruas é bem positivo por que ninguém aguenta a situação que hoje se encontra a saúde.

Trinta médicos cubanos já desembarcaram no Recife, neste último sábado (24), para atuar na primeira etapa do programa Mais Médicos. Eles vêm com a missão de salvar a saúde do Estado. Todos são especialistas em medicina da família e já participaram de outras missões internacionais, inclusive em países de língua portuguesa.

A distribuição ainda está sendo estudada pelo governo, mas sabe-se que são lugares com baixos Índices de Desenvolvimento Humano, cidades que não foram escolhidas por nenhum médico brasileiro e estrangeiro na etapa de chamamento individual do programa.

A médica cubana Natacha Romero Sanchez, 44 anos, destacou o viés humanitário do acordo. “Esse programa é muito humano, solidário e importante, foi isso que nos motivou a vir. Os médicos cubanos são formados com humanismo e solidariedade. Estamos muito contentes e felizes, queremos colaborar com o SUS [Sistema Único de Saúde] brasileiro. Nos falaram que é um país grande, com boas condições humanas e econômicas, e queremos trabalhar para melhorar os indicadores [de saúde]“, disse.

Com muita humildade os cubanos também comentaram sobre a rejeição por parte dos médicos brasileiros à contratação dos médicos estrangeiros, alegando que eles não precisarão fazer a revalidação do diploma para trabalhar no País. “Nós não vamos mudar nenhum sistema social, mas contribuir, assim como temos feitos com países pobres na África, Ásia e América. Acho que é um benefício para todos que precisam de atenção médica primária adequada”, afirmou Milagros Lopez. “Queremos trabalhar junto com os médicos brasileiros, aprender com eles”, complementou Nelson.

Na segunda-feira (26), tantos os médicos inscritos individualmente (brasileiros e estrangeiros), quanto os 400 cubanos contratados via acordo, começam a participar do curso de preparação, com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. Após a aprovação nesta etapa, eles irão para os municípios. Os médicos formados no país iniciam o atendimento a população no dia 2 de setembro. Já os com diploma estrangeiro começam a trabalhar no dia 16 de setembro.

E venham mais médicos, que o povo Brasileiro seja realmente beneficiado por essa medida do Governo Federal e vamos acompanhar as movimentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário