A 300 dias da Copa, Pernambuco tem sete obras de mobilidade pendentes
Dois dos projetos devem ser concluídos apenas no próximo ano.
Estado viabilizou 19 obras para o Mundial de 2014; 12 foram entregues.
A 300 dias do início do Mundial de 2014, a Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco (Secopa) informou que ainda falta concluir sete obras de mobilidade no estado. Cinco delas devem ficar prontas até o fim deste ano. No entanto, dois projetos - o Corredor Leste-Oeste e a Via Mangue - só deverão ser concluídos no próximo ano. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (16). Até o momento, 12 das 19 obras previstas foram entregues.
De responsabilidade da Prefeitura do Recife, a Via Mangue é a obra com previsão de entrega mais próxima da Copa. Orçada em R$ 433 milhões, 62% dos serviços estão concluídos e a previsão de entrega é para abril de 2014, dois meses antes do início dos jogos. “A obra foi toda revista e acompanhada de perto pela Prefeitura, o cronograma está todo em dia agora”, afirmou o secretário-executivo de Supervisão Técnica da Secopa, Sílvio Bompastor.
As obras do Corredor Leste-Oeste estão com apenas 34% da execução concluída, mas Bompastor prometeu que a entrega será feita até fevereiro do próximo ano. Dividido em dez partes, o corredor conta com alguns serviços mais adiantados e outros que já passaram de sua fase mais demorada, como o elevado que está sendo construído no fim da Avenida Caxangá. “A pavimentação das obras da Avenida Caxangá, por onde vão circular os ônibus, está quase concluída. Eu digo que está muito avançado porque o elevado tem a infraestrutura toda de aço, ela não precisa concretar. As partes que demoraram foram fundação e infraestrutura. Dá tempo sim, esse prazo é contando com o ritmo que vem tendo e uma avaliação periódica”, detalhou o secretário.
Monitoramentos semanais estão sendo feitos para garantir que tudo esteja concluído dentro do prazo, garantiu Bompastor. “Todas as obras trabalham com uma folga. Ainda que elas ultrapassem a data estimada, temos ainda um mês antes, que é o mês derradeiro, maio, já que os jogos acontecem em junho. Porém, temos meses de muito sol pela frente, todo o cronograma foi montado a partir do que temos acompanhado das obras, é um monitoramento quase que diário”, explicou, ressaltando que mesmo a questão das desapropriações em Camaragibe, no Grande Recife, estão previstas no calendário de ações.
O Terminal Integrado Cosme e Damião é um dos que está tendo o cronograma e execução acompanhados mais de perto, assim como o Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe à Praça do Derby, na área central da capital, devido ao seu posicionamento estratégico diante da mobilidade dos passageiros nos dias de jogos da Copa do Mundo. O terminal está 49% concluído e aguarda a montagem da cobertura que, segundo o secretário, ao ser içada, eleva a conclusão para 90%, faltando apenas pequenos ajustes para ser entregue em dezembro deste ano.
Tendo em vista também as alternativas de acesso à Arena Pernambuco, visando desafogar o trânsito, o chamado Ramal da Copa – trecho externo, que liga Camaragibe ao terminal Cosme e Damião, também é previsto para dezembro, mas conta com apenas 31% das obras concluídas. O trecho interno do ramal foi entregue antes da Copa das Confederações. “No inverno, só pudemos fazer a obra na área de concreto. Agora no verão, vamos poder terminar a terraplanagem e as questões que faltam, vai ser bem mais rápido”, afirmou Bompastor.
O Corredor Norte-Sul, que liga Igarassu ao Centro do Recife, está 61% concluído e com previsão de conclusão para dezembro deste ano. Já a passarela que vai ligar o Aeroporto Internacional do Recife ao metrô deve ficar pronta também até o fim do ano, estando 71% concluída.
Já o Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife, passa por pequenos ajustes finais, estando em 99,5%. “A gente só considera 100% quando a obra é entregue. Estamos aguardando a agenda da presidente Dilma [Rousseff], já que é uma obra que contou com recursos federais”, explicou Bompastor. As sete obras de mobilidades estão orçadas em aproximadamente R$ 700 milhões.
Pernambuco vai sediar cinco jogos na Copa do Mundo, sendo quatro da primeira fase e uma partida das oitavas de final. “A gente entra em outra perspectiva agora. Primeiro, a gente superou alguns obstáculos, a começar pela entrega da Arena Pernambuco. A atenção é voltada agora para os vários testes da Arena Pernambuco, quantos mais jogos, mais eventos, mais a gente vai chegar experiente, maduro na Copa do Mundo 2014, com atenção especial na mobilidade, que é o grande foco do estado”, explicou o secretário-executivo de Relações Institucionais da Secopa, Gilberto Pimentel.
A 300 dias do início do Mundial de 2014, a Secretaria Extraordinária da Copa em Pernambuco (Secopa) informou que ainda falta concluir sete obras de mobilidade no estado. Cinco delas devem ficar prontas até o fim deste ano. No entanto, dois projetos - o Corredor Leste-Oeste e a Via Mangue - só deverão ser concluídos no próximo ano. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (16). Até o momento, 12 das 19 obras previstas foram entregues.
De responsabilidade da Prefeitura do Recife, a Via Mangue é a obra com previsão de entrega mais próxima da Copa. Orçada em R$ 433 milhões, 62% dos serviços estão concluídos e a previsão de entrega é para abril de 2014, dois meses antes do início dos jogos. “A obra foi toda revista e acompanhada de perto pela Prefeitura, o cronograma está todo em dia agora”, afirmou o secretário-executivo de Supervisão Técnica da Secopa, Sílvio Bompastor.
As obras do Corredor Leste-Oeste estão com apenas 34% da execução concluída, mas Bompastor prometeu que a entrega será feita até fevereiro do próximo ano. Dividido em dez partes, o corredor conta com alguns serviços mais adiantados e outros que já passaram de sua fase mais demorada, como o elevado que está sendo construído no fim da Avenida Caxangá. “A pavimentação das obras da Avenida Caxangá, por onde vão circular os ônibus, está quase concluída. Eu digo que está muito avançado porque o elevado tem a infraestrutura toda de aço, ela não precisa concretar. As partes que demoraram foram fundação e infraestrutura. Dá tempo sim, esse prazo é contando com o ritmo que vem tendo e uma avaliação periódica”, detalhou o secretário.
Monitoramentos semanais estão sendo feitos para garantir que tudo esteja concluído dentro do prazo, garantiu Bompastor. “Todas as obras trabalham com uma folga. Ainda que elas ultrapassem a data estimada, temos ainda um mês antes, que é o mês derradeiro, maio, já que os jogos acontecem em junho. Porém, temos meses de muito sol pela frente, todo o cronograma foi montado a partir do que temos acompanhado das obras, é um monitoramento quase que diário”, explicou, ressaltando que mesmo a questão das desapropriações em Camaragibe, no Grande Recife, estão previstas no calendário de ações.
O Terminal Integrado Cosme e Damião é um dos que está tendo o cronograma e execução acompanhados mais de perto, assim como o Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe à Praça do Derby, na área central da capital, devido ao seu posicionamento estratégico diante da mobilidade dos passageiros nos dias de jogos da Copa do Mundo. O terminal está 49% concluído e aguarda a montagem da cobertura que, segundo o secretário, ao ser içada, eleva a conclusão para 90%, faltando apenas pequenos ajustes para ser entregue em dezembro deste ano.
Tendo em vista também as alternativas de acesso à Arena Pernambuco, visando desafogar o trânsito, o chamado Ramal da Copa – trecho externo, que liga Camaragibe ao terminal Cosme e Damião, também é previsto para dezembro, mas conta com apenas 31% das obras concluídas. O trecho interno do ramal foi entregue antes da Copa das Confederações. “No inverno, só pudemos fazer a obra na área de concreto. Agora no verão, vamos poder terminar a terraplanagem e as questões que faltam, vai ser bem mais rápido”, afirmou Bompastor.
O Corredor Norte-Sul, que liga Igarassu ao Centro do Recife, está 61% concluído e com previsão de conclusão para dezembro deste ano. Já a passarela que vai ligar o Aeroporto Internacional do Recife ao metrô deve ficar pronta também até o fim do ano, estando 71% concluída.
Já o Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife, passa por pequenos ajustes finais, estando em 99,5%. “A gente só considera 100% quando a obra é entregue. Estamos aguardando a agenda da presidente Dilma [Rousseff], já que é uma obra que contou com recursos federais”, explicou Bompastor. As sete obras de mobilidades estão orçadas em aproximadamente R$ 700 milhões.
Pernambuco vai sediar cinco jogos na Copa do Mundo, sendo quatro da primeira fase e uma partida das oitavas de final. “A gente entra em outra perspectiva agora. Primeiro, a gente superou alguns obstáculos, a começar pela entrega da Arena Pernambuco. A atenção é voltada agora para os vários testes da Arena Pernambuco, quantos mais jogos, mais eventos, mais a gente vai chegar experiente, maduro na Copa do Mundo 2014, com atenção especial na mobilidade, que é o grande foco do estado”, explicou o secretário-executivo de Relações Institucionais da Secopa, Gilberto Pimentel.
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