Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 1 de março de 2017

Biomas brasileiros e a defesa da vida é o tema da Campanha da Fraternidade 2017



Com o tema 'Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida', a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançará nesta Quarta-feira de Cinzas (1º) a Campanha da Fraternidade 2017. O lançamento oficial será na sede da entidade, em Brasília, a partir das 10h.

Com o lema 'Cultivar e guardar a criação' (Gn 2.15), a campanha alerta para o cuidado da Casa Comum, com ênfase nos biomas brasileiros. Segundo dom Leonardo Ulrich, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, o objetivo é criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam. Para Ulrich, a depredação dos biomas representa uma crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem, sejamos conduzidos à vida nova. Tocados pela magnanimidade e bondade dos biomas, seremos conduzidos à conversão, isto é, cultivar e a guardar”, afirma.

Para ajudar nas reflexões sobre a temática, a CNBB lançou um documento sobre o tema deste ano. Dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o documento faz uma abordagem dos biomas, suas características e contribuições eclesiais na defesa da vida e cultura dos povos originários de cada bioma brasileiro.

Também são apresentadas considerações ecológicas sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos para esta edição, sendo o principal a Coleta Nacional de Solidariedade.

Os subsídios da CF 2017 estão disponíveis no site da editora Edições CNBB. Os interessados, podem fazer o download do arquivo com todas as partituras das músicas da CF 2017 e da Quaresma, entre elas o Hino Campanha, de autoria do padre José Antônio de Oliveira e Wanderson Freitas. Ainda é possível baixar o cartaz da CF e os spots de rádio, TV e internet.

A cerimônia de lançamento contará com as presenças do arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, do secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, e do secretário de articulação institucional e cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário