Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Vaticano declara Dom Helder Câmara como "Servo de Deus"

 
O "Dom da Paz" foi declarado pela Santa Sé "Servo de Deus"
(Reprodução: Internet)

Dom Helder Câmara acaba de receber o título de “Servo de Deus”. A Congregação para a Causa dos Santos emitiu o parecer favorável para o início do processo de beatificação e canonização do religioso. O aval da Santa Sé foi ratificado por meio de carta enviada pelo prefeito da Congregação, cardeal dom Angelo Amato, menos de dez dias depois da confirmação do recebimento do pedido de abertura do processo, no dia 16 de fevereiro.

A correspondência, contudo, só chegou à arquidiocese na última segunda-feira (6). Após a nomeação que o “Dom da Paz” acaba de receber, segue-se a aprovação de estudos feitos por uma comissão jurídica, com base da análise de textos publicados pelo religioso e de testemunhos de pessoas que o conheceram. Após isso, o papa concede o título de Venerável Servo do Senhor. Então, o passo seguinte é a beatificação.

História
 
Dom Hélder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza. Ele ingressou no seminário aos 22 anos. Foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife em 12 de abril de 1964, poucos dias depois do golpe militar. Em agosto de 1969, foi acusado de ser demagogo e comunista por ter criticado a situação de miséria dos agricultores do Nordeste. A partir de então, passou a sofrer várias represálias. Teve a casa metralhada, assessores seus foram presos e sua indicação para o Prêmio Nobel da Paz foi boicotada pelo governo militar.

Dom Hélder recebeu, porém, vários prêmios internacionais pelo trabalho em defesa dos direitos humanos, como o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, em 1974, e o Martin Luther King, nos Estados Unidos, em 1970. Ele seguiu como arcebispo até 1985, quando, por atingir a idade limite de 75 anos, foi substituído por dom José Cardoso Sobrinho. Ele morreu no dia 27 de agosto de 1999, no Recife. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral São Salvador do Mundo, em Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário