Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Cineasta pernambucano estreia primeiro longa em festival na Holanda

Filme de Camilo Cavalcante conta três histórias de amor em vilarejo no Sertão.
Exibição na mostra dedicada a novos produtores será nesta terça-feira (28).

Cena do filme que se passa num pequeno vilarejo do Sertão. (Foto: Reprodução)Cena do filme 'A História da Eternidade' que se passa num pequeno vilarejo do Sertão. 
O cineasta pernambucano Camilo Cavalcante vai estrear o primeiro longa-metragem da carreira, "A História da Eternidade", no evento que abre o calendário anual do gênero: o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda. A exibição na mostra Bright Future, World Premieres, dedicada a novos produtores, é nesta terça-feira (28). "O festival é uma possibilidade de intercambiar ideias e é vitrine para o resto do mundo, principalmente Europa e Ásia. É uma bela forma de o filme começar a ganhar vida", disse Camilo, em entrevista por telefone ao G1. O lançamento no Recife deve ocorrer no segundo semestre.

O filme conta três histórias de amor e desejo que revolucionam a paisagem afetiva dos moradores de um vilarejo no Sertão. O título homônimo ao curta-metragem do próprio cineasta, lançado em 2003, é apenas uma semelhança. "Ambos estão inseridos em um contexto sertanejo, com paisagem árida, e na busca por fazer cinema poético e sinestésico, mas as narrativas diferem. O curta é experimental de linguagem e o longa tem uma narrativa mais clássica, justamente para tentar a comunicação maior com o telespectador", explicou Camilo.

As filmagens ocorreram entre junho e agosto de 2012, em Santa Fé, a 60 quilômetros de Petrolina. "Houve uma troca honesta com os moradores locais, com figuração e trabalhando em vários departamentos do filme", comentou Camilo, que fez o roteiro e trabalhou como produtor e diretor. A finalização ocorreu no ano seguinte.

Mais uma cena do filme que conta história de amor de três mulheres sertanejas (Foto: Reprodução)Mais uma cena do filme que conta história de amor de três mulheres sertanejas 
De acordo com Camilo, a trilha sonora original criada por Zibgniew Preisner (autor das músicas dos filmes de Krzysztof Kieślowski) e por Dominguinhos é um elemento fundamental na construção de uma atmosfera envolvente. "A intenção é submergir fundo na emoção, tocando honestamente os sentimentos do espectador. Este filme se propõe a ser um exercício de delicadeza, a usar do cinema como instrumento latente de poesia", apontou.
O roteiro foi premiado pelo edital de baixo orçamento do Ministério da Cultura e também contou com dinheiro do Funcultura Audiovisual, do governo pernambucano, somando cerca de R$ 2 milhões. "Agora, é correr para juntar mais recursos para a distribuição. Participar do festival ajuda, pois o filme passa a ser visto de outra forma, ganha espaço", afirmou.
Camilo com as atrizes Marcélia Cartaxo (em pé) e Zezita Matos (Foto: Divulgação)

Outros projetos

Mesmo ainda trabalhando para "A História da Eternidade" ganhar público e crítica, Camilo já está na pré-produção da próxima obra, "King Kong em Asunción". Ela será rodada em Pernambuco, Paraguai e Bolívia. "Esse vai ser mais de guerrilha, com equipe enxuta; vamos deixar a realidade invadir o filme, que contará a história de um velho brasileiro matador de aluguel em crise existencial que decide parar de matar e buscar a filha no Paraguai, enquanto mostramos a realidade latino-americana", explicou.

Com a abertura do Cais do Serão, no Recife, programada para ocorrer ainda neste semestre, o público vai poder conferir o vídeo "Memórias", assinado por Camilo. O trabalho reúne depoimentos de 48 migrantes brasileiros, que serão exibidos em dez painéis de LED, com 42 polegadas, montados no espaço do novo museu. As entrevistas foram feitas ao longo de 2013, em um projeto exclusivo para o espaço cultural. Há falas de famosos, como o ex-presidente Lula, o cineasta Vladimir Carvalho e o escritor Marcelino Freire, além de anônimos.

O produtor também está finalizando a segunda temporada da série de TV "Olhar", que entrevista diretores de Pernambuco, de várias gerações. "Eles falam sobre o processo de filmagem, a formação, a forma de trabalho, a infância. Aqui, o diretor é o centro das atenções. Desta vez, temos participações de Marcelo Gomes, Paulo Caldas, Adelina Pontual, Gabriel Mascaro, Celso Marconi e Hilton Lacerda, entre outros", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário