Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Mais de 469 mil candidatos farão o Enem em Pernambuco este ano

Inscrições curso Pré-Enem Uberlândia (Foto: Milton Santos/ Divulgação)
Número de inscritos subiu em Pernambuco
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), órgão vinculado ao Ministério da educação, informou, nesta quarta-feira (26), que 469.739 pessoas em Pernambuco se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. São 78.900 candidatos a mais do que a quantidade que se submeteu aos testes no ano passado, no estado.
No Brasil, o número de inscrições chegou a  9,2 milhões. Em 2015, foram 8,4 milhões de candidatos. Vale ressaltar que não basta apenas fazer a inscrição pela internet. É preciso efetuar o pagamento da taxa, de R$ 68. O prazo termina à 21h59 desta quarta-feira.
De acordo com os dados do Inep, Pernambuco é o sétimo estado com maior número de candidatos inscritos. É a mesma colocação no ranking nacional do ano passado. As provas ocorrerão em 5 e 6 de novembro.
O líder em inscrições é São Paulo. Foram 1,5 milhão de inscritos. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com pouco mais de 1 milhão de inscritos. Bahia ficou em terceiro e Rio de Janeiro, em quarto. No Nordeste, o Ceará foi o segundo colocado, com 537.626 inscrições. No Norte, o Pará aparece na liderança. Foram 471.947 inscrições.
No Brasil, as mulheres são maioria no exame: 57% do total de inscritos. Os pardos lideram na classificação por raça. Correspondem a 45% dos candidatos. Os brancos são 35,9% dos inscritos. Os pretos aparecem sem terceiro lugar: 13,08%.

Mais de 23 mil pessoas pediram atenção especial nos testes por causa de deficiência na visão. Há 795 autistas inscritos.

Importância

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, que ofereceu, em 2015, vagas em 115 instituições públicas. Para concorrer a bolsas em faculdades privadas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), também é necessário fazer a avaliação nacional.

Em Pernambuco, integram o Sisu as federais UFPE, UFRPE e a Univasf. O IFPE, o IF do Sertão e a Universidade de Pernambuco (UPE) são outras instituições que disponibilizam vagas no sistema.
Do G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário