Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

“Virose da mosca”: saiba como se prevenir


Não é a chuva que causa a infestação de moscas, mas a abundância de matéria orgânica sob calor e umidade, condições favoráveis à reprodução desse e de outros insetos (Foto: Lúcia Xavier)
O ano de 2016 começou com chuvas e calor, inclusive em áreas castigadas pela seca prolongada. Com o período chuvoso, as moscas infestaram as cidades e trouxeram doenças sazonais, com surtos de diarreia, vômito, febre, dor de cabeça, dores musculares. Esses sintomas têm acometido número crescente de pacientes, que sobrecarregam emergências dos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde.
Como suspeita-se que o principal vetor do surto é a mosca, que se proliferou nas últimas semanas, o quadro de náuseas, diarreia e febre passou a ser denominado, popularmente, de “virose da mosca”. As moscas circulam em vários lugares, como lixos, comidas estragadas e animais em estado de putrefação, porém, o agente transmissor da doença pode ser vírus ou bactéria. O vírus ou a bactéria, transportado(a) pelas moscas, fica alojado(a) nos alimentos ou na água.


Somente com a realização de exames é possível detectar qual seja.

Na maioria dos casos, não há necessidade de internação. O tratamento é feito com hidratação oral. Se houver mais de dez evacuações por dia, com vômito, é preciso reidratação venosa, por algumas horas, em unidade de atendimento médico.
Prevenção
As medidas de combate ao problema são simples e antigas:
– Sempre lavar bem as mãos e os alimentos antes de comer
– Conservar bem os alimentos na geladeira ou cobertos
– Manter a higiene da casa
– Colaborar para a limpeza da rua, do bairro e da cidade para a proliferação de moscas
– Beber muita água para evitar a desidratação.
Fonte: Ponto Crítico

Um comentário:

  1. Nota de justificação da parada dos educadores de Riacho das almas ao prefeito e a sociedade.
    Levando em consideração que o SISMURIAHO através de seus representantes legais levou ao conhecimento por diversas vezes em busca junto ao chefe do executivo municipal de Riacho das Almas entrar em acordos, tentando buscar soluções plausíveis através de diálogos abertos às demandas dos trabalhadores da educação e demais categorias desta cidade, mas que pouco fomos atendidos. É de conhecimento do prefeito também que desde o início de sua gestão sempre tentamos buscar soluções para os anseios dessa categoria. Anseios tais como:
    • Reformulação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e salários dos profissionais da educação municipal); Aumento de carga horária dos professores que solicitam por terem disponibilidade com vagas em suas escolas e que estão preenchidas por contratos temporários, elevação de nível e faixas salariais automáticas como sempre foi e que não vem mais sendo cumpridas, reformas nas escolas que vêm sendo sucateadas no decorrer desse período para que possamos ter melhores condições de trabalho e formarmos nossos alunos com espaços adequados;
    • Transparência nas verbas do FUNDEB, pois essa administração omite a real situação dessas contas no tocante a seus gastos diversos, pois várias vezes solicitamos a mesma sem êxito onde temos a certeza que o mesmo é conhecedor de que transparência pública é lei e omitindo a mesma fere-se direitos constitucionais dos cidadãos e da sociedade em geral;
    • Concurso público para que os educadores possam entrar na rede municipal de Ensino, profissionais prontos e capacitados para formação de nossas crianças e jovens;
    • Merenda escolar de qualidade;
    • Transporte escolar seguro para os nossos educandos para o trajeto de suas casas a suas respectivas escolas e vice versa;
    • Pagamento dos inativos em dia fato este que não vem ocorrendo;
    • Retroativo salarial referente a fevereiro de 2015;
    • Férias de 2015;
    • Cumprimento do piso salarial do ano em curso para agora no mês de março.
    É sabido que, nas últimas horas, o retroativo foi depositado, depois de muita luta por parte desta classe trabalhadora e de muito descaso por parte da administração. Entretanto, não se trata mais da questão financeira, e sim da dignidade da pessoa humana, que não vem sendo respeitada e os professores desse município, há muito, vêm sendo destratados por está administração. Sem contar que, não é só esse o questionamento da classe. É de conhecimento de vossa excelência todo o pleito por ter sido discutido inúmero vezes em diversos momentos.
    Portanto, conforme assembleia extraordinária ocorrida no dia 03 de fevereiro de 2016 a categoria já cansada e desacreditada de acordos descumpridos por vossa parte resolveu manter a paralização de advertência para esta próxima quarta dia 17 de fevereiro de 2016 e que nesta mesma data estaremos em mobilizações onde deveremos decretar o estado de greve caso o senhor não cumpra com todos os acordos que tentamos fazer com vossa excelência quase que sem êxitos pelos seus descumprimentos.
    Prof. Odair Laurentino.
    Presidente do SISMURIACHO.

    ResponderExcluir