Agrônomo Fábio César acredita que a fruta se trata de uma "laranja toranja"
Foto: Jaelson do Açudinho/Arquivo Pessoal.
Do NE10 Interior
O agricultor José Geraldo de Melo Vanderlei, de 53 anos, tomou um susto ao regar suas plantas na tarde dessa quinta-feira (11), no Sítio Pedra Grande, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Ele encontrou com uma laranja de 1,4 kg (um quilo e quatrocentas gramas). A fruta foi apresentada pelo agricultor na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade e degustada pelos associados. O notícia do fruto avantajado vem fazendo sucesso nas redes sociais.
"Foi uma surpresa muito grande. Planto para consumo próprio banana, carambola e etc. Por acaso, fui ontem aguar as plantas e a encontrei", conta José Geraldo. "Nem gosto de laranja, mas essa valeu à pena mesmo!", diz. O agricultor fala que a repercussão nas redes sociais está sendo grande: "Não cansam de compartilhar a minha foto no Whatsapp".
O agrônomo Fábio César acredita que a fruta se trata de uma "laranja toranja" - caracterizada por ter tamanho avantajado e fibrosidade. "Claro que 1,4 kg não é comum, mesmo para essa espécie. Mas esse tipo de laranja é mais usada para elaboração de doces", explica César. “Esse fenômeno pode ocorrer por conta de fatores externos, como adubos, e anomalia genética”, conclui o agrônomo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário