Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Papangus fazem terceiro maior carnaval do estado em Bezerros

Papangus fazem terceiro maior carnaval do estado em Bezerros


Vestidos com roupas compridas, cabeleiras coloridas e lanças nas mãos os Papangus de Bezerros, fizeram neste domingo o terceiro maior carnaval do estado. A tradição leva cerca de 300 mil pessoas ao município. 

Nascido ainda durante o Entrudo (carnaval do século 19), os papangus têm uma história engraçada. Papangu significa na verdade, papa-angu, e recebeu esse nome pois, segundo conta a tradição, homens decidiram se esconder atrás de máscaras e roupas compridas para que ninguém descobrisse sua identidade, e percorriam as casas de amigos e parentes. Esses serviam angu para os convidados mascarados. 

Antigamente as máscaras eram feitas do fruto coité e pintadas com azeitona preta, açafrão e folha de fava e as roupas eram simples, muitas vezes feitas com folhas de bananeiras. Hoje em dia as máscaras mais tradicionais são feitas com papel colê ou machê, cola e tinta. Há quem ouse fazê-las ainda de borracha, couro e plástico, e as roupas ganharam cores e variações. Calças, mantas e cáftas (tecidos que cobrem todo o corpo), recebem chocalhos ao redor e na mão um maracá de coco seco com pedra dentro. 

Foto: Larissa Rodrigues/DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário