Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 10 de maio de 2015

Professores criam projeto de História e Memórias com objetivo de resgatar a Identidade e cidadania de Riacho das Almas-PE


Professores das escolas Mário da Mota Limeira e Enedina Maria de Lima – ambas da rede municipal de ensino de Riacho das Almas, iniciaram as atividades do projeto 140 motivos para ser Riacho das Almas. A ideia do projeto é revisitar os fundamentos da Identidade que se constituiu Riacho das Almas, percorrendo as trilhas da memória e da História da população local. Ao final, lançará luz sobre 140 fatos e personagens que marcam a memória coletiva dos riachenses.

“O ponto de partida desse projeto é a oportuna memória da chegada do coronel Joaquim Bezerra nestas terras em 1875, com sua gente e com um grupo de pessoas que mantinham cativas na escravidão” – explica a professora Alecsandra Oliveira. Acrescenta, ainda que apesar desse marco histórico, “o projeto não esquecerá de tematizar os povos ameríndios que viveram por estas terras, nem deixará de reconhecer que nossa história não começa aqui, mas um pouco antes”. De fato, registros históricos indicam que, pelo menos desde o século XVII, presença de não ameríndios em Trapiá e Couro D’Antas.

Os idealizadores desse projeto acreditam que fazendo memória dos 140 anos da fundação da fazenda do coronel Joaquim Bezerra pode contribuir para um amadurecimento local da cidadania, à medida que haja um reencontro com o horizonte de sua própria história. Além disso, fortalecer a ideia que a comunidade em torno do estudante tem um importante papel como co-educadora de seus filhos.

Para ampliar o diálogo com a comunidade o projeto criou uma página do facebook, onde disponibilizará as informações coletadas em pesquisa e transformando as informações numa publicação impressa, que deverá ser lançada no final do ano.


Para saber mais:
Projeto 140 motivos para ser Riacho das Almas
www.facebook.com/riachodasalmas140

Nenhum comentário:

Postar um comentário